Claudia Mancini
é jornalista e cientista política, especializada em negócios, blockchain e economia digital

Banco Central fará sete webinars sobre real digital; primeiro é dia 29

Real digital: BC quer usar ferramentas como contratos inteligentes para haver flexibilidde.

O Banco Central (BC) começa neste mês uma série de webinars para debater as diretrizes gerais de uma moeda digital para o Brasil. O banco divulgou as diretrizes de um real digital no final de maio. Serão sete webinars e o primeiro é no próximo dia 29, e o tema é “Potenciais do Real em formato digital”.

De acordo com o banco, em cada encontro haverá a participação de fornecedores de serviços financeiros (tanto fintechs, quanto bancos), de infraestrutura tecnológica para mercados financeiros e bigtechs) e de outros representantes da sociedade.

Os temas dos outros webinars incluem, por exemplo, os temas smart contracts, operações offline, privacidade, emissão e transações internacionais.

No primeiro evento, estão confimados o professor Robert Townsend, do MIT e autor do livro “Distributed Ledgers: Design and Regulation of Financial Infrastructure and Payment Systems,”.

Além dele, participarão o professor Eduardo Diniz, da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP), e Keiji Sakai, responsável pela R3 no Brasil. Já o moderador será o diretor de organização do sistema financeiro do BC, João Manoel Pinho de Mello.

Webinars sobre real digital vão de contratos inteligentes a emissão

A programação, portanto, é a seguinte:

DataWebinar
29/07/2021Abertura: Potenciais do Real em formato digital
A discussão sobre a emissão de moedas digitais por bancos centrais ganhou proeminência internacional ao longo dos últimos anos. O webinar de abertura pretende dar uma visão global sobre CBDCs e discutir pontos de interesse geral sobre a emissão de um real no formato digital.

Agosto/21

Cidadania, Segurança de dados, sigilo e rastreabilidade
A garantia dos direitos dos cidadãos é um ponto fundamental para preservar a confiança e permitir o bom funcionamento dos sistemas financeiros. Esse webinar pretende discutir qual a melhor forma implementar o real digital de modo a, de um lado, garantir os direitos à privacidade e à segurança de dados pessoais e, do outro, fomentar inovações e permitir a aderência a normas de prevenção de ilícitos.

Setembro/21

Operações 
offline
A integração do mundo online, onde todas as transações podem ser verificadas instantaneamente, com o mundo offline que permita transações finais é um desafio para a segurança do real digital. O objetivo desse webinar é discutir a viabilidade e a necessidade da incorporação de soluções dual offline ao real no formato digital.

Setembro/21

Smart contracts
, IoT e dinheiro programável
A incorporação, ao sistema de pagamentos, de tecnologias que fomentem novos modelos de negócios é um ponto chave dos estudos sobre o real digital. E discutir os potenciais, a viabilidade e a possíveis metodologias de integração de soluções de programabilidade no real digital, bem como soluções alternativas de fomento à inovação são os tópicos desse webinar.

Outubro/21

Emissão & Movimentação
Esse webinar de dispõe a discutir estratégias de criação, distribuição, custódia e destruição do real digital. Buscando refinar as diretrizes de funcionamento de nossa moeda digital e, além disso, avaliar os impactos dessas diretrizes sobre o sistema.

Novembro/21

Integração internacional
O objetivo desse webinar é considerar os requisitos e estratégias necessárias ao desenvolvimento de um real digital que permita sua integração a sistemas de pagamento internacionais

Novembro/21

Tecnologias para emissão e compatibilidade com arranjos existentes
Nesse webinar as alternativas tecnológicas e os modelos existente serão considerados com vistas a avaliar, por um lado, sua interoperabilidade com sistemas existente e a possibilidade de sua integração a sistemas de pagamentos internacionais; e, por outro lado, sua segurança e resiliência a ataques cibernéticos.

0 Comentários

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>