O Banco Central (BC) vai realizar, nesta quinta-feira (11), um webinar sobre o uso do real digital em pagamentos internacionais. Será o sexto evento de uma série que o regulador está fazendo para discutir o desenho da sua moeda digital, que poderá ser em blockchain. Os testes começam por volta do final de março de 2022.
O evento às 9h30 pelo canal do BC no Youtube em português e inglês.
A discussão terá convidados internacionais. Um dos convidados Naveen Mallela, chefe global da Onyx, braço de ativos digitais que o banco J. P. Morgan Chase criou em 2020. O JP, o maior banco dos Estados Unidos (EUA) em ativos, é também um dos bancos que mais animam com blockchain.
Tanto é assim que criou a plataforma open source Quorum, que agora é da empresa de soluções Consensys. Além disso, criou a a Rede Interbancária de Informação (IIN), que tem 300 bancos conectados. E a moeda JP Coin, uma moeda estável (stablecoin), porque é pareada ao dólar.
Banco da França também vai participar da discussão do real digital
Outro participante é Andrew McCormack, Chefe do Centro de Inovação do Banco de Compensações Internacionais (BIS) em Cingapura. O BIS é chamado de banco central dos bancos centrais e está realizando uma série de estudos e testes com moedas digitais de BCs. A Ásia é um dos locais onde isso mais acontece. A China, por exemplo, já realiza testes do iuan digital com cidadãos e lojistas.
Também vai participar da discussão do real digital Claudine Hurman, diretora de infraestrutura, inovação e pagamentos do Banco da França. O banco também está realizando testes com outros bancos centrais – o suíço, por exemplo. O foco é estudar o uso de uma CBDC, que no caso seria o euro digital, no mercado financeiro.
Fábia Aparecida de Carvalho, chefe do Departamento de Assuntos Internacionais do BC, fará a moderação do webinar.
Recentemente, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, afirmou que a instituição gostaria que o real digital estivesse em blockchain. O BC também já afirmou que a ideia é permitir o uso da moeda em finanças descentralizadas (DeFi), que acontecem em blockchain.
Assim, o regulador afirma que o real digital geraria a oportunidade de criação de novos produtos e serviços que ofereçam algo além do pagamento instantâneo, o Pix, e do open banking.
2 comentários em “Banco Central discutirá pagamentos internacionais com real digital”
Ai Claudia. Com certeza q deve acontecer logo, por forca do mercado. La na Hyperledger estao desenvolvendo uma cripto em Nevada e isso vai matar o crime. Porque vc nao vai pagar droga com cartao e dexar rastro, certo??? vamos nesssa ! abs
Pingback: Digital Real: Central Bank to Discuss International Currency Payment | EmergingCrypto.io