Banco Central abre inscrição para instituições e desenvolvedores participarem do Fórum Real Digital

Moedas de real. Foto: Eduardo Soares, Unsplash.

O Banco Central (BC) abriu inscrições para o Fórum Real Digital, comitê consultivo permanente que funcionará como canal de comunicação com instituições do mercado financeiro. As reuniões serão virtuais e acontecerão no próximo dia 26 de junho à tarde, em agosto e em outubro deste ano. O objetivo é “viabilizar consultas, trocas de informações e a adequada orientação das expectativas acerca do Piloto do Real Digital, do desenvolvimento da plataforma do Real Digital e de outros aspectos relacionados ao Real Digital”, diz o regulador.

Pelo regulamento, podem participar instituições reguladas pelo Banco Central e desenvolvedores e provedores de aplicações ou serviços baseados em tecnologia de registro distribuído (DLT), o que inclui blockchain. De acordo com o BC, esses podem se inscrever de forma individual ou por meio de associações que representam o segmentos do mercado.

Além disso, o fórum poderá ter provedores e potenciais provedores de serviços de tecnologia da informação e servidores do BC e de outros órgãos e entidades reguladores com atribuições que tenham conexão com assuntos ligados ao real digital.

Mas, membros da sociedade civil, o que inclui do setor e da academia, só poderão participar por convite do Banco Central. O BC não informou quantas instituições e indivíduos, no total, poderão participar.

Dentro do fórum podem surgir grupos temáticos, com prazos e diretrizes de atuação. Essa decisão ficará a cargo do coordenador do fórum, que é o Chefe do Departamento de Operações Bancárias e de Sistema de Pagamentos do BC (Deban), Rogério Antônio Lucca. Quando ele estiver ausente, o coordenador do projeto do real digital, Fabio Araújo, poderá substituí-lo.

Para se inscrever, o link é https://bit.ly/3qKsLH8 . O Banco Central também disponibilizou o email do fórum, que é forum.rd@bcb.gov.br .

Além do fórum, o BC prevê a realização de workshops abertos ao público. O primeiro deles já aconteceu em maio.

Compartilhe agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress