Banco Central e CVM abrem concursos

BC tem 100 vagas e CVM, 60. Imagem: Eric Prouzet, Unsplash.

O Banco Central e a Comissão de Valores Mobiliários abriram inscrições para concursos. O BC abriu 100 vagas e a CVM, 60. Funcionários das duas instituições, em especial do banco, vinham afirmando que os quadros de funcionários eram pequenos para as demandas de regulamentação do mercado financeiro. Nos dois casos o salário é de R$ 20.924,80.

No concurso do Banco Central, metade das vagas (50) serão para a área de tecnologia da informação. Além do avanço da digitalização das economias, o próprio BC tem uma agenda cheia de projetos que envolvem tecnologia, como o avanço do Pix e do Open Finance e o lançamento do Drex e da carteira digital. As outras 50 vagas são para a área de economia e finanças.

Cada uma delas possui reserva de vagas para pessoas com deficiência (5%) e negros (20%). O cargo é de analista. A inscrição vai de 22 de janeiro a 20 de fevereiro. As provas serão em 19 de maio em todas as capitais do país. Mais informações estão no site do banco.

O último concurso do Banco Central foi em 2013 para 500 vagas de técnico e analista. Nos últimos meses, houve operação padrão na instituição como protesto pela falta de servidores e de melhores remunerações. De acordo com o site da instituição, há 3.292 vagas ocupadas no banco, embora a Lei nº 9.650, sobre a carreira dos servidores do banco, estabeleça 6.470, ou seja, praticamente metade (3.178) estão vagas.

Na CVM, das 60 vagas, 20 para o cargo de Inspetor e 40 para Analista. O período de inscrições vai de 30 de janeiro a 6 de março e são pelo site da Fundação Getúlio Vargas (FGV). A prova é no dia 26 de maio também em todas as capitais.

No caso de Inspetor, a função inclui, por exemplo, fiscalizar as instituições do mercado mobiliário e instruir inquéritos. Os analista têm funções ligadas, por exemplo, a controle e normatização, elaboração de normas contábeis e de auditoria e planejamento.

Compartilhe agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *