Claudia Mancini
é jornalista e cientista política, especializada em negócios, blockchain e economia digital

Zro Bank é primeira empresa de cripto que vence Prêmio Banking Transformation

Sérgio Massa, COO do Zro, Edísio Neto e Cazou Villela.

O Zro Bank, primeiro banco multi moedas do Brasil, agora é também a primeira empresa que venceu o Prêmio Banking Transformation com um projeto que envolve cripto. Essa é a mais importante premiação do setor financeiro. A Cantarino Brasileiro realiza o prêmio há 17 anos.

O banco venceu a 17ª edição do prêmio na categoria “Solução Tecnológica Disruptiva”, com o caso “Chatbank Multimoedas”. Essa solução, também a primeira da América Latina, permite o envio e recebimento de real ou bitcoin pelo aplicativo por meio de mensagens, com uma integração com o Telegram.

No total, houve 231 caos inscritos. Os prêmios foram para 25 cases. Houve a premiação de três bancos por “Transformação Bancária”, 5 personalidades, Banco do Ano e Empresa do Ecossistema Financeiro do Ano. Entre os que venceram estão, por exemplo, Santander, Banco do Brasil, Banrisul, Ailos – Sistema de Cooperativas de Crédito e Sicredi.

A avaliação foi de um júri de especialistas e houve voto popular. O Blocknews apoiou o evento e a fundadora, Claudia Mancini, que tem experiência na cobertura do setor financeiro, foi um das juradas. No entanto, não recebeu projetos ligados a criptoativos para avaliação.

“Para nós é uma grande honra, com apenas um ano no mercado, estarmos juntos com esse time de vencedores, a grande maioria de bancos tradicionais. Esse reconhecimento só nos fortalece para seguirmos nessa missão de trazermos ainda mais soluções inovadoras para o sistema financeiro brasileiro”, declarou o CEO do Zro Bank, Edísio Pereira Neto.

Premiação teve dois pilares: bancos e empresas do ecossistema

A evento foi presencial e por vídeo. Mas, no local estavam apenas ganhadores dos prêmios, jurados e apoiadores. Até 2020, o prêmio se chamava Prêmio Relatório Bancário. Neste ano, houve dois pilares, o de bancos tradicionais e nativos digitais e o de empresas do ecossistema financeiro.

Isso porque o objetivo foi dar voz a todos os participantes do sistema financeiro que chegaram para ficar com o open banking”, disse Marcos Cantarino, que criou o prêmio. 

O prêmio teve 12 categorias, por exemplo, aplicativos, customer experience, segurança, inclusão, mitigação de impactos da pandemia, pagamentos instantâneos, open banking e ESG.

Novo CFO no Zro Bank

Márcio Pionkowski é o novo Chief Financial Officer (CFO) do Zro Bank. O executivo tem mais de 20 anos de experiência na área financeira e já passou por empresas como Unilever, Grupo Provider e Incognia (ex-Inloco). Essa última é uma startup de identidade por localização, ou seja, cria a identidade de uma pessoa com base em seu comportamento de localização. Além disso, é ‘serial CFO’ de várias empresas.

Durante o evento do prêmio Banking Transformation, o CEO do Zro e o Chief Marketing Officer (CM), Cazou Vilela, disseram ao Blocknews que o banco terá uma série de novidades “em breve”. A startup anunciou um aporte financeiro recentemente.

1 Comentários

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>