O Blockchain Capital, primeiro venture capital com foco exclusivo em blockchain, atraiu Visa e PayPal para seu novo fundo. O fundo Blockchain Capita V é de US$ 300 milhões (cerca de R$ 1,8 bilhão).
Com isso, as Visa e PayPal reforçam seus investimentos em blockchain seja em ações próprias ou como agora, numa ação de terceiro. Mas, as empresas não revelaram quanto aportaram no fundo.
“Estamos comprometidos com o crescimento de um ecossistema que faça as moedas digitais serem mais acessíveis, úteis e seguras”, disse Jose Fernandez da Ponte, vice-presidente e diretor geral de blockchain, cripto e moedas digitais do PayPal.
De acordo com o executivo, com o aporte, empresa poderá ter acesso a empreendedores da economia descentralizada. Além de empresas da nova onda dos serviços financeiros.
“Nosso foco é em desenvolver todas as formas de movimento de dinheiro, seja na rede Visa ou além”, afirmou Vasant Prabhu, CFO da Visa. Com o fundo, a empresa quer ajudar a influenciar o papel das moedas digitais no futuro.
O Blockchain Capital V tem também investidores como fundos de pensão e family offices e são de várias partes do mundo, de acordo com a empresa.
Dentre as suas investidas estão, por exemplo, a Coinbase, a maior bolsa de criptomoedas dos Estados Unidos (EUA), a Dien, a “moeda do Facebook”, a OpenSea, plataforma de tokens não-fungíveis (NFTs) e a Aave, de finanças descentralizadas.
Ao todo, fez mais de 110 investimentos no ecossistema. Isso inclui empresas, protocolos e criptoativos.