Mercado de Criptomoedas por TradingView

Santander e NatWest testam com sucesso pagamento de token de título com CBDC

A Fnality, sistema de pagamentos distribuídos de um consórcio de 15 instituições financeiras, incluindo Santander, UBS e Credit Suisse, terminou seu piloto de prova de conceito (PoC) de emissão de tokenização de título financeiro. O teste foi com uma moeda digital de banco central (CBDC) sintética e o lançamento da plataforma é em outubro, com a nova conta Omnibus, do Banco da Inglaterra.

Nesse piloto, o Santander e o NatWest foram as duas partes da transações. “A transação no piloto é um grande passo na adoção de tecnologias digitais e automatizadas no setor. Além dos bancos, participaram as fintechs Nivaura e Adhara“, segundo a Fnality.

Dessa forma, as instituições estão buscando digitalizar e reduzir para tempo imediato o que hoje é um processo longo. Isso porque a solução estrutura, executa e faz a liquidação de operações no mesmo dia. Isso acelera as emissões de dívidas. A Fnality foi criada em 2019.

A plataforma terá ter diversos usos, incluindo liquidez intraday em investimentos, acordos de recompra de de ponta a ponta e swaps de câmbio interbancário e intraday.

Adhara and Fnality have successfully launched the Ecosystem TestNet on which a number of business use cases are being tested – highlighting the benefits of utilising Fnality and showcasing how new target operating models can be implemented by major wholesale banks.

John Whelan, diretor de ativos digitais do Santander, afirmou que “os benefícios dos títulos digitais programáveis (porque são em contratos inteligentes) podem ser maximizados com dinheiro digital programável para liquidação. Assim como de todo o ciclo após a transação. Dessa forma, gera muitos ganhos de eficiência e traz muita inovação para o mercado de capitais”.

“Somos a primeira empresa a usar DLT para emitir e liquidar, numa blockchain, o primeiro token de título financeiro alinhado às leis”, disse Vic Arulchandran, co-fundador da Nivaura.

De acordo com Christopher Agathangelou, líder de mercados digitais de capital e de crédito NatWest, DLTs e ativos digitais ajudar a trazer mais igualdade ao mercado ao reduzir barreias de entrada tanto para grandes emissores quanto para pequenas empresas.

Os outros membros fundadores do consórcio são BNY Mellon, Barclays, CIBC, Commerzbank, ING, KBC Group, Lloyds Banking Group, Mizuho Bank, MUFG Bank, Nasdaq, State Street Corporation e Sumitomo Mitsui Banking Corporation.

Compartilhe agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.