R3 lança R3 Digital Markets com soluções para ativos digitais e CBDCs

R3 está em projetos em locais como Suécia e Itália. Imagem: Gerd Altamann.

A R3, criadora da tecnologia de registro distribuído (DLT) Corda, lançou um conjunto de soluções com foco em ativos digitais e moedas digitais de bancos centrais (CBDCs) no mercado de capitais. Além de anunciar o pacote, chamado de R3 Digital Markets, também informou a contratação de uma diretora comercial para liderar o lançamento das novas soluções.

A executiva é Kate Karimson, que já passou pelo CME Group, que opera bolsas de derivativos como a de Chicago e Nova York. Além disso, passou pela Ledger Edger, que atuava com títulos financeiros corporativos e foi criada pelo co-fundador e CEO da R3, David Rutter.

De acordo com a R3, o novo pacote inclui quatro produtos, todos para mercados regulamentados, que aquele em que a empresa atua. Um deles é o R3 Digital Currency, de gerenciamento do ciclo de vida de moedas digitais, incluindo de CBDCs e depósitos tokenizados. Um outro é o Digital Assets, para o processo de tokenização, da emissão à custódia. O R3 Digital Connect permite interligação entre os sistemas legados e rede DLT.

Nessa questão da interoperabilidade, no ano passado a R3 anunciou a solução open source Harmonia, com a Adhara, um projeto que é um Hyperledger Lab. Em dezembro de 2022, a R3 fez um teste de interoperabilidade da Corda com a Hyperledger Besu, a mesma do piloto do Drex. Nele, participaram diversos bancos.

A quarta solução do pacote do R3 Digital Markets é o Digital Lab, um laboratório colaborativo em nuvem. O objetivo é focar “em casos de uso personalizados no caminho para a produção, fornecendo suporte e educação para ajudar empresas a lançar projetos DLT sem a necessidade de uma infraestrutura complexa”, segundo a empresa.

“Estamos projetando soluções de longo prazo para um mundo financeiro conectado. Com o lançamento do R3 Digital Markets, estamos avançando ainda mais na missão da Corda de desbloquear o verdadeiro potencial das moedas digitais e ativos digitais, trazendo”, disse Rutter.

“Construir produtos e soluções DLT é um desafio complexo. O R3 Digital Markets baseia-se no sucesso da Corda, removendo mais barreiras de entrada para empresas que buscam construir soluções DLT inovadoras”, afirmou Kate.

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