Programe-se para a maratona da Febraban Tech: algumas sugestões de painéis

Foto: Febraban.

A Febraban Tech 2024, que acontece entre os dias 25 e 27 de junho, em São Paulo, é uma maratona para quem quer aproveitar ao máximo os painéis e eventos nos stands das empresas e ainda aumentar sua rede de relacionamentos. O Blocknews, parceiro do evento (use nosso código para ter desconto no ingresso), fez uma lista de algumas das discussões para ajudar nossos leitores a se programarem. Os temas vão de Drex e tokenização a Inteligência Artificial, computação quântica e internacionalização das fintechs.

Uma das novidades deste ano da edição é que no Auditório Imersão, haverá o uso da tecnologia de holografia com o sistema de manta holográfica e estúdio in loco, uma das atrações de apresentações ao vivo dos palestrantes. A programação completa da Febraban Tech 2024 está no site e no aplicativo do evento.

Vamos à lista:

Dia 24, Segunda-feira

Side events – Haverá eventos paralelos ao da Febraban Tech nesta semana. Um deles já é na segunda-feira (24), antes de a Febraban Tech começar. É o “Construindo Juntos um Futuro Descentralizado”, que o Capítulo Brasil do Hyperledger Foundation realizará. Com Daniela Barbosa, Diretora Executiva da Hyperledger na Linux Foundation. José Reynaldo Formigoni Filho, Blockchain Solution Manager do CPQD, Marcos Sarres, CEO da GoLedger e Sophia Lopez, fundadora e presidente da Kaleido. Na Globant São Paulo, das 18h30 às 21h30. Inscrições em https://www.meetup.com/pt-BR/hyperledger-sao-paulo/events/301626501/

Dia 25, terça-feira

O painel de abertura da Febraban Tech 2024 será com os presidentes de bancos sobre as expectativas em relação ao avanço da Inteligência Artificial (IA) e como as práticas ESG impulsionam a resiliência e a competitividade econômica. Com o o presidente da Febraban, Isaac Sidney, Tarciana Medeiros, presidenta do Banco do Brasil, Milton Maluhy Filho, CEO do Itaú Unibanco, Marcelo Noranha, CEO do Bradesco, Mario Leão, CEO do Santander Brasil, e Carlos Vieira, presidente da Caixa. Às 10h, no Auditório Febraban.

A discussão “Tokenização com privacidade: uma nova era para o mercado” será com Marcos Viriato (Parfin), Cesar Kobayashi (Núclea), Leandro Pereira (Nuclea) e Rodrigo Caggiano (MobiUp). Às 11h no stand da Núclea.

O pesquisador italiano Paulo Sironi, autor de best sellers como “Banks and Fintech on Platform Economies” e líder global de pesquisa em mercados bancários e financeiros no IBM Institute for Business Value, fará palestra às 13h30, na Arena Fintech. 

A Visa também vai promover discussões. “Oportunidades e desafios na tokenização da economia: Drex e ativos digitais” é uma delas. Com Julio Ramos (Visa), Lucas Schoch (Bitfy), Jonatas Montanini (Zuvia). Às 14h no Espaço Visa.

O painel “O surgimento das finanças assistidas: a fusão entre a realidade aumentada e a inteligência artificial” será com Conrado Leister, Country Manager do Meta, e Soraya Lima Thorsjö, Executiva de Vendas da Microsoft para a indústria financeira será às 14h35 na Arena Fintech.

A Parfin fará uma apresentação de sua nova blockchain Rayls. Com Peter Bidewell, head de produtos, e Alex Buelau, co-fundador e CPTO. Às 15h no stand da empresa.

Guilherme Horn, Head do WhatsApp para o Brasil, Índia e Indonésia, vai conduzir o painel “WhatsApp: conversas que convertem”, sobre o papel do WhatsApp na estratégia das empresas e dos bancos e como as novas ferramentas de IA influenciarão no aumento da hiperpersonalização. Às 16h no Auditório Imersão.

Dia 26, quarta-feira

 “As Mulheres e a Inovação no Mercado Financeiro: Quebrando Barreiras, Criando Valor” terá a participação de Claudia Haddad, superintendente de TI do Banco Itaú, Fabiana Schneider, líder da Frente de Indução, do Projeto Corporativo de Diversidade e Inclusão do BNDES, Georgina Santos, head de RH do banco Mercedes-Benz, Karina Almeida, head de Diversidade e Inclusão do BNP Paribas Brasil, e Marcella Falcão, head of Corporates and Investors do Cubo. Às 10h40, na Arena Fintech.

A EY vai apresentar a Starlight, sua solução de privacidade desenvolvida para o piloto do Drex. A apresentação é com Jeff Prestes (EY) e Thamilla Talarico (EY). Às 10h45, Workshops, Sala C.

Uma outra discussão sobre o Drex será “Os novos passos da evolução do Drex”, em que os bancos discutirão como os bancos estão se preparando para incorporá-la em seus produtos e serviços, além das possíveis inovações nos próximos anos. Com Bruno Batavia (Valor Capital), João Gianvecchio (Banco BV), Larissa Santos Moreira (Itaú Unibanco), Solange Parisoto (Sicred), Vito Castanha (Santander Brasil ) e Denis Nakazawa (Accenture). Às 11h, Workshops – Sala A.

A Febraban vai divulgar a 2ª parte da Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2024 numa coletiva para a imprensa. A pesquisa é elaborada em parceria com a Deloitte. Os dados são sobre o comportamento do cliente com os canais de atendimento bancários (digitais e físicos), dados de Pix, contas e clientes, Open Finance e Seguros. A 1ª parte, divulgada em abril passado, estima um investimento dos bancos de R$ 47,4 bilhões em tecnologia em 2024. Às 13h30 na sala de coletivas.

Fundadores e líderes de algumas das maiores fintechs do país abordarão “As fintechs brasileiras que estão se destacando globalmente”. Com Antônio Soares, CEO da Dock, Daniela Binatti, cofundadora e CTO da Pismo, e Paula Bellizia, presidente da Ebanx. Às 14h35 Arena Fintech.

“DREX: Uma perspectiva emergente” é tema do painel com João Paulo Aragão Pereira, especialista sênior em Tecnologia Aplicada na Indústria de Serviços Financeiros na Microsoft, Fábio Araújo, coordenador do Drex do Banco Central, e ítalo Borssatto, do BIS. Às 15h no stand da Microsoft.

A palestrante internacional Esther Duflo, economista vencedora do prêmio Nobel de Economia, abordará suas percepções e atuação para combater a desigualdade social. Às 17h15, no Auditório Febraban.

“Os bancos no caminho do ESG para promoverem a cidadania financeira no Brasil” terá as panelistas Tânia Cosentino, presidente da Microsoft Brasil, Ana Carla Abrão, vice-presidente de Novos Negócios na B3, Raquel Possamai, diretora executiva de Finanças da Embratel e Marisa Reghini, vice-presidente de Negócios Digitais do Banco do Brasil. Às 17h30, no Auditório Inovação & Novos Negócios.

A apresentação de fintechs no Campeonato de Pitches será para um júri de especialistas dos setores de tecnologia e mercado financeiro, que escolherão as duas melhores propostas. Das15h40 às 17h30, na Arena Fintech. No dia 27, serão anunciadas as startups vencedoras.

Dia 27, quinta-feira

O painel “Tokenização de ativos traz possibilidades para além do mercado financeiro” terá participações de Regina Pedroso, diretora-executiva ABTOKEN e CEO do Iusto e Renata Petrovic, superintendente do inovabra | Bradesco. Às 10h40, na Arena Fintech.

A futurista Amy Webb falará sobre como a IA vem reformulando negócios, privacidade, comércio, agricultura, guerra, educação e até mesmo os relacionamentos interpessoais. Às 11h15, no Auditório Febraban.

A discussão “A infraestrutura por trás da economia tokenizada” discutirá como a tokenização promovida pelo Banco Central influencia o desenvolvimento desse segmento nas instituições financeiras para operarem dentro de uma nova infraestrutura de mercado. Com Marcos Viriato, CEO da Parfin, Silvio Pegado, diretor-geral da América Latina da Ripple, Caroline Nunes, founder e CPO na Infratoken & InspireIP e Woman in Web3 Award Top 3 2022 e Marcelo Bradaschia (Banco ABC Brasil). Às 11h20, Arena Fintech.

Um outro painel sobre o real digital no evento será o “Drex – Provocações e Reflexões”, com Bianca Vieira (Febraban ) e Evandro Caciano, sobre pode a nova versão da moeda brasileira pode influenciar o futuro das transações financeiras no Brasil. Às 11h30 no stand Febraban Educação.

O Banco Central também estará em “Com o Drex, a tokenização chega ao mercado institucional”. Os panelistas são Andre Portilho (BTG Pactual ), Clarissa Souza (Banco Central do Brasil), Jayme Chataque (Santander Brasil), Marcos Brasiliano Rosa (Caixa), Renata Petrovic (Bradesco) e Jorge F. Krug (Banrisul). Às 14h10, no Auditório Febraban Azul.

A computação quântica é tema de “Bancos quânticos, o próximo salto?“, com Waldemir Cambiucci, diretor em Inovação e Tecnologias Emergentes na Microsoft Brasil, Luciano Carolino, especialista em Segurança de TI do Bradesco, Samuraí Brito, head of Quantum and Applied Analytics Manager no Itaú Unibanco e Luiz Augusto, do ITA. Às 14h10, no Auditório Febraban Verde.

Tânia Cosentino, presidente da Microsoft Brasil, Patricia Peck, CEO Peck Advogados, Driss Temsamani, Americas Head de Digital para Tesouro e Soluções de Trade do Citi para a América Latina e Reinaldo Rabelo, CEO do Mercado Bitcoin, estarão no painel “Drex: A regulação protege o crescimento da economia tokenizada”. Às 15h20 no Auditório Febraban Azul.

O futurista Gil Giardelli apresentará, ao lado de dois robôs, o painel “Onde a IA Gen tocar tudo vai mudar”, mostrando o impacto da superação do Teste de Turing, do fim da Lei de Moore, da transição do B2B para o H2H (Human to Human) e da era pós-smartphone. Às 17h, no Auditório Imersão.

Compartilhe agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *