O Nubank já encosta no líder Itaú na lista do “primeiro banco” usado pelos brasileiros. O maior banco privado do país apareceu em 15,8% das respostas. Mas, a fintech criada em 2013 apareceu em 14,9%.
Essa é a conclusão de um levantamento do JP Morgan , divulgado na semana para os clientes. O site de notícias Fintechs Brasil, parceiro do Blocknews, teve acesso ao levantamento.
A maioria dos bancarizados do país tem conta num banco tradicional e num banco digital. Esse grupo responde por 59,1% do total. No entanto, apenas 5,2% usam só os digitais, segundo pesquisa da Idwall.
O Nubank afirma ter 34 milhões de clientes, enquanto o Itaú afirmou, no final de 2019, que tinha 12,5 milhões de clientes que acessavam seus canais digitais.
O avanço do Nubank se explica pela percepção sobre seus serviços. De acordo com o estudo do JP, o Brazilian Financials: Fintech vs. Bank Proprietary Survey – The Lessons, as fintechs têm Net Promoter Scores (NPS, algo como taxas de recomendação) de mais de 80. Já os incumbentes têm NPS de 40 a 60.
Para ler a reportagem do Fintechs Brasil sobre a pesquisa, clique aqui.
Além do ranking do JP, o Nubank se destaca em uma série de outros. Por exemplo, no de fintech que mais recebe aportes na América Latina. Na quinta passada (28), o banco digital anunciou a captação de US$ 400 milhões. Com isso, sua valuation passou para 25 bilhões de dólares (cerca de R$ 140 bilhões).
É um valor superior ao do Banco do Brasil. E fica atrás só do Itaú, Bradesco e Santander.