MB lança plataforma de investimentos em startups

Reinaldo Rabelo, CEO do MB. Foto: Adam Tavares.

O MB (Mercado Bitcoin) está lançando o MB Startups, uma plataforma para investimentos em startups nacionais e internacionais. O projeto inclui operações de crowdfunding que estavam sob o chapéu da Clearbook, que o MB lançou em 2022. A plataforma é white label, portanto, pode ser personalizada para quem quiser licenciar sua própria captação participativa.

Entre os serviços da plataforma estão curadoria e seleção de startups, conexão delas com aceleradoras e investidores, gestão de ativos e garantia e segurança da liquidação. “Na nossa visão, a licença de plataforma de crowdfunding atende apenas uma parte do mercado”, disse ao Blocknews o CEO do MB, Reinaldo Rabelo. O projeto inclui tokenizar contratos de investimentos em projetos de pequenas e médias empresas.

“Vamos oferecer essa infraestrutura para pequenas e médias empresas, assim como para clubes de investidores em ofertas públicas, pela plataforma de investimento ou crowdfunding, ou em ofertas privadas, como ferramenta para grupos de investidores institucionais”, disse Rabelo. O serviço vale para todos os segmentos econômicos.

MB Startups organiza captação e titularidade

De acordo com o CEO do MB, o MB Startups permite organizar o processo de captação de recursos, diligência e controle de titularidade das empresas em que se investe. Além disso, facilita as negociações seguintes e os pagamentos de proventos ou eventos de liquidez.

As startups já podem se inscrever no site do MB Startups para serem avaliadas. De acordo com a empresa, haverá um processo de avaliação que inclui envio de um formulário e avaliação de requisitos como histórico e diligência. Além disso, vai considerar o nível de engajamento e também de preparação dos fundadores para participarem de rodadas de captação.

Licença da CVM

Os investidores também já podem se inscrever para receberem notificações. Nas ofertas públicas, os investidores podem fazer aportes a partir de R$ 100. Para isso, utilizam uma conta no MB para acessar o MB Startups. A plataforma também permite aportes em grupos, inclusive de amigos e familiares.

Para os investidores, poderá haver interação com os administradores do veículo, como gestoras e clubes de investimento, ou com as startups, por meio de um canal de relacionamento dentro da plataforma.

Os parceiros do MB no projeto são Distrito, o venture builder Fisher e o investidor em startups Gear Ventures, que também participavam da Clearbook.

A plataforma usa licença da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) que a Clearbook recebeu para operar.

Compartilhe agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *