Blocknotas: Ciab discute blockchain e criptos; Hyperledger premia Brasil

Keiji Sakai vai cuidar de startups em que investe. Foto: Shuttersnap
Hyperledger premia líder do capítulo Brasil e 31º Ciab da Febraban discute blockchain, criptoativos e moedas digitais de banco central, CBDCs

Blockchain no Ciab da Febraban

A 31ª edição do Ciab Febraban, evento que discute tecnologia e inovação no setor financeiro, acontecerá entre 22 a 25 de junho no formato online e será gratuito. Blockchain e criptoativos estão na agenda. Dan Tapscott, fundador do Blockchain Research Institute (BRI), falará no dia 24, às 14h45, sobre “Blockchain ganha escala e aparece no radar das empresas”. A mediação será de Maurício Magaldi, superintendente-executivo de Crescimento, Parcerias e Novos Negócios do Banco Fibra e realizador do podcast BlockDrops.

Em seguida, às 16h00, acontecerá outro painel do Ciab sobre blockchain e criptos com o tema “CBDCs, NFTs e stablecoins: qual o impacto dos ativos digitais no mercado”. Os participantes são André Portilho, sócio do BTG Pactual, Aristides Cavalcante, chefe-adjunto do Departamento de Tecnologia da Informação do Banco Central, Keiji Sakai, responsável pela R3 no Brasil e Luís Kondic, diretor de Produtos Listados e Dados da B3. A mediação é de Leandro Vilain, diretor-executivo de Inovação, Produtos e Serviços Bancários da Febraban. Detalhes sobre o Ciab estão na plataforma Noomis.

Hyperledger premia Brasil

O líder do capítulo Brasil da Hyperledger, Renato Teixeira, foi um dos cinco no mundo que recebeu o “Community Recognition” da Fundação Hyperledger pelas ações de inclusão e diversidade na comunidade. Teixeira, especialista em nuvem e tecnologias emergentes para América Latina da Oracle, também lidera a iniciativa de tradução para o português da documentação da solução. Foi a primeira vez que os reconhecimentos anuais foram também para esse tema.

A escolha se deve ainda ao trabalho de construção da comunidade no Brasil, o que também é um ato de inclusão, segundo a fundação. Os outros líderes reconhecidos foram Peter Somogyvari, arquiteto de tecnologia da Accenture e Grace Hartley, ambos do grupo de trabalho de diversidade e inclusão. Bobbi Muscara, responsável pelo grupo de desenvolvimento de materiais também está na lista, assim como Aneena Ann Alexander, co-líder da sociedade de estudantes do capítulo da Índia e líder do grupo de traduções da Malásia.

Compartilhe agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *