O China Zheshang Bank (CZB) emitiu o primeiro commercial, notas promissórias de título de dívida de curto prazo, usando blockchain. A emissão foi de U$16,93 billion (120 bilhões de yuans) e é um projeto piloto da associação chinesa dos investidores institucionais, a NAFMII.
O título é do tipo que, em geral, tem período de 3 a 9 meses e é usado por empresas pequenas e médias empresas para cobrir suas necessidades financeiras no curto prazo. Socorrer essas empresas tem sido bastante necessário com a crise econômica causada pela pandemia do Covid-19.
No caso do “Lianxin 2020 Lianjie First Phase Asset-backed Commercial Paper,” o título é de 6 meses e poderá ser prorrogado. O título é de nove empresas públicas e privadas de setores como químico e cidades inteligentes. Não foi informado o que será feito com os recursos levantados.
Plataforma financeira
O banco não informou qual plataforma de blockchain está sendo utilizada. O que se sabe é que blockchain é a base para a plataforma de recebíveis financeiros, que tem 4 mil dos clientes pessoa jurídica do banco e que emitirão 100 mil recebíveis.
A China continua sendo um dos países que mais anunciam iniciativas em blockchain. São ações do governo central, das províncias e empresas, o que está em linha com o plano do presidente Xi Jinping de tornar o país uma referência em blockchain no mundo.