A Marketnode, joint-venture para emissão de ativos digitais de renda fixa da bolsa de Singapura (SGX) e da empresa de investimentos do país Temasek, anunciaram parceria com 10 dos maiores bancos do mundo. As instituições vão colaborar na construção da plataforma, além de ajudar a expandir seu uso além da renda fixa, segundo a SGX.
As instituição são Barclays, BNP Paribas, BNY Mellon, Citi, Deutsche Bank, HSBC, Orient Securities International, Standard Chartered, Societe Generale e United Oversees Bank (UOB, de Singapura).
A Marketnode vai lançar serviços de emissão de ativos digitais, apoio em títulos ESG e infraestrutura para depósito de ativos digitais. A previsão de lançamento é no último trimestre de ano.
Será uma plataforma de registro distribuído (DLT) de ponta a ponta para renda fixa. Os serviços incluem, por exemplo, simplificação de processos de documentação, relatórios ESG e mecanismos de acesso a mercado.
Bolsa de Singapura mira mudança do setor financeiro
“Continuamos a abraçar a mudança de paradigma pela qual a indústria financeira está passando com a emergência de novas tecnologias”, disse Lee Beng Hong, líder de renda fixa, moedas e commodities da SGX.
E disse que as parcerias tanto com bancos, como com empresas de tecnologia, ajuda a criar efeitos de rede e escalabilidade para vários ativos. Já ha parcerias com a Covalent Capital, a fintech de Singapura RootAnt Global e com a plataforma blockchain britânica SETL.