Mercado de Criptomoedas por TradingView

BBVA e LaCChain emitem bônus que pode ser modelo para América Latina

A BME, bolsa da Espanha, o banco BBVA e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e sua rede blockchain LacChain fizeram a primeira emissão da Espanha de um bônus listado num mercado regulado e registro em blockchain. A rede é da ioBuilders. De acordo com as empresas, “a plataforma poderá servir de base para futuras emissões também na América Latina e Caribe”. O Brasil é membro do BID e participa de algumas atividades da LaCChain. O bônus é de dois anos e de US$ 10 milhões.

“Este piloto reduz o custo e o tempo de emissão, o que abre oportunidades para emissores de menor tamanho e para as economias menos desenvolvidas”, disse Regina Gil, líder de Crédito Global do BBVA. O banco afirmou que a emissão faz parte de seu projeto em ativos digitais.

De acordo com Irene Arias Hofman, CEO do BID Lab, “a criação do bônus poderia representar um impacto econômico e social transformador muito grande. Esperamos que produzam reduções tão significativas na fricções e custos de emissão que levem a uma expansão dos mercados de capital. Assim, serão acessíveis a pequenos investidores. Além disso, para o Grupo BID, é uma base de futuros desenvolvimentos para financiar investimentos verdes, empreendimento feminino e impacto social de alto interesse estratégico.”

A plataforma em blockchain permite o registro, negociação secundária e gestão do ciclo de vida de bônus. As instituições usaram contratos inteligentes para a execução dos processos de distribuição, compra e venda, liquidação e eventos corporativos. Para isso, se usou dinheiro eletrônico tokenizado pelo BBVA para gestão dos recursos ao longo da ciclo de emissão do bônus. 

O projeto permitirá ao “BBVA exportar a tecnologia para a América Latina, onde o acesso ao financiamento alternativo de projetos é mais limitado”. O banco também atuou como custodiante digital, estruturador e coordenador da operação. O Citi também participou, como agente da operação. Os investidores foram a Iberdrola e a Renta 4.

Compartilhe agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.