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Banco do Brasil testa jogo na plataforma Roblox para atrair cliente jovem

Banco do Brasil está testando jogos e metaverso. Imagem: Sara Kurig, Unsplash.

O Banco do Brasil (BB) começa a testar neste mês um jogo na plataforma Roblox, que tem 48 milhões de usuários. A expectativa é de que o lançamento oficial será no Brasil Game Show (BGS), em outubro. O objetivo é construir sua imagem nesse meio dos jogadores, em geral infanto-juvenil, que gostam mais de bancos digitais, para que reconheçam no banco algo que vai além de uma instituição financeira. Segundo o banco, a estratégia de rejuvenescimento da base de clientes tem dado resultados positivos. No primeiro semestre deste ano, 43% das contas abertas foram de jovens de até 25 anos.

Em dezembro passado, o mais antigo banco do país, fundado por Dom João VI em 1808, também anunciou o lançamento do “Complexo”, sua cidade virtual no metaverso. E assim, se tornou também o primeiro a entrar numa realidade virtual que, acredita-se, será quase tão comum como o mundo real. O “Complexo” é um servidor de RolePlay, ou seja, uma série simulações e encenações. Quem criou foi a eSports do Fluxo , de esportes eletrônicos, com gerenciamento da 3C Gaming, produtora de experiências com games.

“Com a solução no Roblox, o Banco do Brasil proporciona uma memória afetiva da marca ao público infanto-juvenil, potencializa um futuro incremento na base de clientes e pode criar novos serviços aderentes ao ambiente virtual e imersivo proposto pela plataforma”, diz Marcelo Cavalcante, vice-presidente de negócios digitais e tecnologia do BB.

O BB começou a apoiar o segmento de jogos eletrônicos em 2018. Desde então, patrocina eventos como a BGS e o Campeonato Brasileiro de Counter-Strike (CBCS), apresenta campeonatos, como Valorant Ultimate Ignition Series, e, neste ano, promoveu a troca de experiências entre gamers e amantes dos eSports com a Game Talks BB. Também criou o BB Game Series Etapa Universitária, primeiro torneio de propriedade da instituição e ampliou o Squad BB. Por meio dos eSports, o BB diversifica suas estratégias de transformação digital.

Além disso, a estratégia do BB para atrair as gerações alfa e Z, o banco está tentando aprimorar a abertura de conta no onboarding digital, para ser mais simples e intuitiva. A personalização da comunicação também faz parte do rol de ações para conversar com o jovem, especialmente em canais digitais.

O banco afirma que usa inteligência analítica e identificou clusters de clientes natos digitais, o que nos possibilitou iniciar a implementação de um modelo de conversação mais próxima e conectada com os interesses e com o universo desse público. O BB investiu em uma série de ações promocionais para o público jovem, inclusive um evento exclusivo, voltado para clientes com idade entre 16 e 25 anos.

Entre os convidados estavam integrantes do Squad BB e outros influenciadores. O objetivo é capturar percepções e anseios do público em relação ao BB sobre temas como tecnologia, cultura, sustentabilidade e esporte
O “Futuro do Trampo” é uma série de vídeos, em formato de entrevista, apresentado por Davi Braga e por profissionais de diversas áreas, apoiando os jovens na escolha de sua carreira profissional.

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