Claudia Mancini
é jornalista e cientista política, especializada em negócios, blockchain e economia digital

Banco do Brasil, o mais antigo do país, inaugura serviços financeiros no metaverso

No metaverso do Banco do Brasil é possível achar emprego, investir e ver exposição. Imagem: BB.

Quer investir num fundo de investimentos sustentável numa cidade digital?O Banco do Brasil, o primeiro banco do país e que tem 213 anos, lançou o “Complexo”, sua cidade virtual no metaverso. E assim, se tornou também o primeiro a entrar numa realidade virtual que, acredita-se, será quase tão comum como o mundo real. Essa é uma estratégia para rejuvenecer sua base de clientes.

O “Complexo” é um servidor de RolePlay, ou seja, uma série simulações e encenações. Quem criou foi a eSports do Fluxo , de esportes eletrônicos, com gerenciamento da 3C Gaming, produtora de experiências com games.

A escolha de fundos de investimentos com pegada sustentável está em linha com o público de games, os jovens, que têm mais preocupação com essa questão do que as gerações anteriores.

De acordo com o BB, “no game, o jogador poderá abrir contas e receber benefícios para seu personagem. Também serão ofertados empregos, como o de abastecedor de caixa eletrônico, com a responsabilidade de trabalhar com remessas de valores, inclusive, dirigindo o carro forte, exatamente como na vida real”.

O jogador vai interagir com o edifício do Banco do Brasil. Além disso, poderá fazer um tour virtual pelo prédio histórico onde está o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB-RJ), inclusive vendo a exposição “Egito Antigo”.

No metaverso do BB também está uma réplica da Game Box, carreta gamer do BB, que está rodando o país. A gestora de fundos BB DTVM vai estar nas praias e outdoors da cidade virtual.

“Na criação de estratégias já temos essa pegada, estreando fundos diferenciados na indústria como o BB Ações Games, o BB Ações US Biotech BDR Nível I e o BB Ações Agro. Estar junto com o BB em uma ação direcionada ao universo dos games nos posiciona como uma empresa transformadora”, afirma Isaac Marcovistz, gerente executivo de produtos, comunicação e marketing da BB DTVM.

Essa é também uma forma de realizar educação em investimento, completou. Com isso, o BB também se aproxima e cria um laço com a próxima leva de clientes, que vão começar ou estão começando uma vida profissional. Portanto, serão os correntistas e investidores do futuro. O BB deu mais detalhes sobre a iniciativa num evento em seu canal Twitch do BB.

Para Tadeu Figueiró, gerente executivo do Banco do Brasil, “esse ambiente virtual amplia a nossa plataforma de eSports ao tratar de dinheiro, de investimento e de simulação de situações presenciais dentro da realidade virtual.”

O BB anunciou seu metaverso em agosto passado. Dentro do Complexo, os usuários viverão uma réplica de necessidades da vida real, como alimentar, trabalhar e se relacionar para conquistar seus objetivos. Para participar, é preciso acessar o Discord exclusivo do Complexo, por meio do link complexo.gg. Depois, cadastrar o perfil na aba “Whitelist” do Discord e aguardar a aprovação.

Uma vez que a aprovação acontecer, é preciso baixar e instalar o FiveM. Mas para isso, deve-se ter o GTA V instalado no computador. E a partir daí se acessa o aplicativo, se faz o login e selecionar o servidor do “Complexo” para jogar.

O BB começou a apoiar o segmento de jogos eletrônicos em 2018. Desde então, patrocina eventos como o “Brasil Game Show” (BGS) e o “CBCS – Campeonato Brasileiro de Counter-Strike”. Assim como apresenta campeonatos, como VALORANT Ultimate Ignition Séries.

Em 2021, promoveu a troca de experiências entre gamers e seguidores dos eSports com a “Game Talks BB”. Também criou o “BB Game Series Etapa Universitária”, primeiro torneio de propriedade da instituição e ampliou o Squad BB.

1 Comentários

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>