Claudia Mancini
é jornalista e cientista política, especializada em negócios, blockchain e economia digital

Allfunds, maior plataforma de fundos, faz acordo com Consensys para usar Quorum

Allfunds criou dois produtos para setor financeiro que usam blockchain.

A Allfunds Blockchain, braço de blockchain da Allfunds, maior plataforma de distribuição de fundos de investimentos do mundo, fechou acordo com a  ConsenSys, empresa de soluções corporativas na rede Ethereum, para usar sua plataforma Quorum.

Esse braço da Allfunds existe desde 2020 para vender soluções. A wealthtech usará Quorum para sua solução de gerenciamento de dados em rede blockchain. Mas, a empresa desenvolveu também outro produto. É um contrato inteligente (smart contract) para distribuição de fundos.

A distribuição de fundos é um dos segmentos de operação complexa do setor financeiro e no qual blockchain pode cair bem. O processo envolve várias instituições financeiras, intermediários e empresas de pagamento.

A tecnologia pode permitir que todos se comuniquem com mais rapidez e em tempo real. Assim o tempo da operação cai, os custos também e os erros idem.

É algo semelhante ao que o JP Morgan, por exemplo, está testando no segmento trilhardário de recompra de títulos. Um outro caso é o de um grupo de bancos internacionais, como Goldman Sachs e BNY Mellon, que está testando blockchain na transferência de títulos, só para citar alguns dos vários usos de blockchain no setor financeiro.

De acordo com a Allfunds Blockchain, junto com a Consensys, a empresa vai desenvolver uma forma de os participantes da rede “controlarem, num nível granular, quem pode ver a informação e quais nós participam na validação dos dados confidenciais”.

Assim, a solução poderá ser usada não apenas no segmento de fundos, mas em outros segmentos do setor.

0 Comentários

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>