Transações bancárias por apps de mensagens crescem 76% em 2023

Os aplicativos de mensagens instantâneas — leia-se, WhatsApp — começam a ganhar espaço como uma opção para as transações bancárias dos brasileiros. Isso acontece num momento em que o próprio app da Meta vem se rendendo ao fenômeno Pix com a recente integração ao sistema de pagamento instantâneo — aquele que foi lançado em novembro de 2020, meses após o Banco Central barrar a operação do WhatsApp Pay. 

De acordo com a segunda parte da tradicional pesquisa de tecnologia bancária da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e conduzida pela consultoria Deloitte, as operações por meio dos apps de mensagens saltaram 76%, o maior crescimento percentual entre todos os canais. Em 2023, foram 125,2 milhões de transações por esse canal, contra 70,9 milhões no ano anterior. 

Fonte: Pesquisa Febraban/Deloitte 2024

É um tipo de ainda em estágio inicial, com representatividade de apenas 0,07% no volume geral de 186 bilhões de operações. Além disso, a maior parte (77%) das movimentações nesses apps não envolve dinheiro. São, principalmente, pesquisa de saldo e extrato, transações não financeiras de cartão de crédito e renegociação de dívidas, entre outras. Atualmente, os 12 bancos entrevistados disseram oferecer canais de mensagens instantâneas.

‘Heavy users’ e transações financeiras

Como tem ocorrido ano após ano, a pesquisa mostra a consolidação do celular como meio preferido dos brasileiros para as transações bancárias. Hoje, sete em cada dez movimentações são via mobile banking. Em 2023, foram 130,7 bilhões de operações bancárias por smartphones, avanço anual de 22%. No período entre 2019 e 2023, elas cresceram 3,5 vezes. Se juntarmos com internet banking e apps de mensagens, os canais digitais correspondem a praticamente 80% das transações bancárias no país.

Fonte: Pesquisa Febraban/Deloitte 2024

Leia a reportagem completa em Finsiders Brasil, site parceiro do Blocknews.

Compartilhe agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *