“Podem nos provocar à vontade, mas nós, bancos, não vamos sair de cena”. A frase foi dita nesta terça-feira (27) por Isaac Sidney, presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), na abertura da 33ª edição do Febraban Tech 2022. O evento é o maior de inovação e tecnologia bancária da América Latina e segue até está quinta-feira.
“Players digitais que surgiram do nada se intitulando modernos, mais baratos e inovadores, se referem a nós em um tom de demérito e não raramente acusatório. Mas, nós bancos não nascemos agora e não atuamos fazendo marketing e publicidade. Temos muito orgulho de sermos o que sempre fomos, tradicionalmente inovadores”.
O discurso revela não apenas a necessidade dos bancos de contra-atacar e de se defender, mas de tentar ressaltar o papel social dos bancos e tranquilizar os clientes. “Na pandemia, apoiamos pessoas e empresas concedendo mais de R$ 10 trilhões em empréstimos”, completou Sidney, como mostra reportagem do Fintechs Brasil, parceiro do Blocknews.
“Se nós estamos aqui há mais de três décadas realizando este evento, é porque nós sempre estivemos celebrando aquilo que é muito caro para nós: a modernidade e a inovação. Mas, temos também que celebrar aquilo que nós oferecemos para nossos clientes: segurança e confiança em sua plenitude”. disse ele.
“Futuro dos bancos não envolve aventura”, diz presidente da Febraban
De acordo com Sidney, os entrantes não têm história, ao contrário dos bancos: “É isso que nos dá bases sólidas, presença física em todos os estados do nosso país. Nós fazemos parte da vida de gerações de brasileiros”, afirmou.
Para Sidney, o futuro dos bancos tradicionais será resultado de uma equação que envolve muito trabalho e não envolve aventura. Além disso, envolve “intensidade e não apenas circunstâncias; mais foco e menos foto, mais ações concretas e menos falatório”.
“A pegada tecnológica dos bancos está em todo lugar. Nós temos mais de 18 milhões de clientes, meio milhão de bancários e mais de 18 mil agências físicas. Somos versáteis e plurais, somos presentes para quem precisa de amparo e somos virtuais para quem quer. Não estamos apenas no 0800 e nos links e aplicativos dos players digitais”.
Antes de entrar no tema do evento – “A bioeconomia e as oportunidades da sociedade digital”, Sidney disse que os bancos vão “continuar cuidando das finanças de cada um dos brasileiros, dos investimentos, dos pagamentos das contas dos contratos e de vários serviços financeiros.
“As transformações digitais vão continuar e eu considero que serão os bancos aqueles que irão consolidar esse processo de inovação. A tecnologia só faz sentido se vier a serviço da sociedade”.
Acompanhe ao vivo aqui a transmissão online de alguns painéis da Febraban Tech 2023.
1 comentário em “Presidente da Febraban critica fintechs e bancos digitais; “surgiram do nada””
🔥💡
Você já se perguntou se os bancos tradicionais estão realmente acompanhando a evolução do mercado financeiro? 🤔💰💻
O presidente da Febraban causou polêmica ao criticar fintechs e bancos digitais, afirmando que eles surgiram “do nada”. 😱🏦
É inegável que essas instituições disruptivas têm sido responsáveis por uma transformação profunda no setor, oferecendo desde abertura de contas gratuitas até soluções de empréstimos inovadoras. Além disso, contam com o apoio do Banco Central do Brasil para ampliar a concorrência e promover a inclusão financeira. 🌐📱🚀
Ao invés de desmerecer essas fintechs, os bancos tradicionais deveriam abraçar esse ecossistema de inovação e aprender com suas práticas. Afinal, a negação da tecnologia e da inovação só levará ao próprio declínio. 📉
Histórias anteriores nos mostram que empresas que não se adaptam às novas tecnologias acabam ficando para trás. 🚫💡💼
Chegou a hora de os bancos tradicionais olharem para essas fintechs como parceiras e se tornarem verdadeiros bancos digitais, oferecendo soluções acessíveis, seguras e inovadoras a todos os clientes. 🌍🤝💻