Hyperledger anuncia novidades e Capítulo Brasil se conecta com outros países

HGF 2022 acontece em Dublin. Imagem: Gerd Altmann, Pixabay.

 Durante o Hyperledger Global Forum, que aconteceu em setembro, em Dublin (Irlanda), a Hyperledger Foundation e membros da comunidade anunciaram novidades de novos produtos, projetos e parcerias, como a criação do Hyperledger Cacti. Além disso, os representantes do Capítulo Brasil afirmam que fizeram contatos que mostraram que o grupo está ganhando relevância na comunidade global*.

De acordo com Renato Teixeira, co-chair do Capítulo Brasil, o grupo brasileiro conversou com representantes de capítulos da Hyperledger de países como Japão, Índia e de outras economias da América Latina. E um dos comentários positivos que ouviu foi o de uma pessoa “que disse que toda vez que pesquisa sobre Hyperledger no YouTube, a gente aparece. Pena que ele não fala português”. O grupo brasileiro incluiu o também co-chair Marcos Sarres, além de Otávio Soares e Samuel Venzi, COO e CTO, respectivamente, da GoLedger.

Uma dos projetos que o Brasil apresentou durante do Hyperledger foi o da plataforma Kali Health, que utiliza Hyperledger Fabric e Plygon. O ecossistema é formado por uma Decentralized Autonomous Organization (DAO), uma estrutura de Soulbound Tokens (SBT) e de dynamic Non-Fungible Tokens (dNFTs) e uma modelagem financeira chamada de Regenarative Finance (ReFi). De acordo com o CEO da IAsis Health, que apresentou o projeto, a plataforma permite aos pacientes terem o registro de seus dados numa carteira digital de saúde com interoperabilidade de dados. A IAsis Health está desenvolvendo o projeto com o IcoLab (Instituto Colaborativo de Blockchain), que já anunciou a carteira digital de saúde.

Isso gera o token e o NFT com a linha do tempo de saúde e permite engajamento gamificado em comunidades. Assim, pode aperfeiçoar medidas de prevenção de saúde, tratamentos e pesquisas, por exemplo. Além disso, pode permitir a monetização de dados de saúde anonimizados pelo titular da carteira.

Os anúncios da Hyperledger Foundation incluem os seguintes projetos:

Hyperledger Solang – esse novo projeto é um compilador para o código fonte Solidity, a linguagem mais popular dos contratos inteligentes, e foca em diferentes blockchains, já que muitas querem ter suporte para isso. A Hyperledger agora suporta Solana e Polkadot.

Hyperledger FireFly 1.1 – A nova versão da Hyperledger FireFly inclui novas funcionalidades que permitem aos usuários implantar vários aplicativos conectando-se a várias blockchains usando um único console. O FireFly Supernode dá suporte agora a dois modos de operação: Web3 Gateway e Consortium.

Hyperledger Cacti – A comunidade decidiu unir dois sistemas, tnato as arquiteturas quanto os códigos: a Hyperledger Cactus e a Weaver, projeto do Hyperledger Lab. Essa união será a Hyperledger Cacti.

Hyperledger Besu Client Incentive Program – A Fundação Ethereum incluiu a Hyperledger Besu no programa de incentivo para clientes. O programa começa com a Merge, prevista para a madrugada desta quinta-feira (15). Os times de execução de camada receberão ETH travadas no formato de validadores, que serão liberados conforme atingirem alguns marcos.

Curso de Identidade Auto-Soberana – A Linux Foundation Training & Certification lançou um novo curso online, o Getting Started with Self-Sovereign Identity (LFS178x). É gratuito e com sete horas de duração para tomadores de decisões em empresas e governos.

*Reportagem atualizada com informações sobre o ecossistema de saúde.

Compartilhe agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *