Desenvolvedores da Ethereum definem meta de lançar atualização Pectra no início 2025

Imagem: Ethereum WorldSpectrum, Pixabay.

Numa última reunião da camada de execução da Ethereum, no final da semana passada, os desenvolvedores decidiram que a meta é lançar a atualização Pectra no primeiro trimestre de 2025. São 11 propostas de melhorias nas camadas 1 e 2 do código da Ethereum Virtual Machine (EVM). Além disso, deverá permitir stake de mais do que os atuais 32 ETH, para um teto de 2.048 ETH, que é a proposta de melhoria (EIP) 7251.

Os desenvolvedores também decidiram substituir a chamada “account abstraction” EIP-3074 pela proposta por Vitalik Buterin, a EIP-7702. A account abstraction é uma forma de transformar as carteiras dos usuários em contratos inteligentes, facilitando a experiência do usuário.

Um dos pontos da proposta de Buterin, um dos criadores da Ethereum, é que a carteira, ou Conta de Propriedade Externa (EOA), seja contrato inteligente apenas durante as transações.

Pectra é traz atualização de stake na Ethereum

Em relação à EIP 7251, o aumento de saldo máximo do validador poderá permitir que os operadores tenham que gerenciar menos validadores e também reduzir a instabilidade na rede. Isso pode facilitar bastante a vida de instituições que gerenciam vários validadores. Hoje, estima-se em 1 milhão o número de validadores da rede. Mas, há intenção de facilitar a entrada de novos interessados.

Até agora, a previsão inicial sobre a Pectra era de lançamento entre o final deste ano e início de 2025. O nome vem da junção das atualizações Prague (Praga) e Electra, que vão acontecer juntas. Enquanto a Pectra se refere à camada de execução, e Electra se refere à camada de consenso, ou seja, de validação dos blocos.

A última atualização significativa da Ethereum foi a hard fork Dencun, em março passado. Assim, a rede implantou nove EIPs. O principal objetivo foi reduzir as as taxas de transação das camadas 2 e aumentar a escalabilidade.

Compartilhe agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *