Corda e Hyperledger são líderes entre desenvolvedores na GitHub

Corda e Hyperledger Fabric são responsáveis por 86% do número de desenvolvedores únicos que subiram códigos na plataforma GitHub, uma hospedagem de código-fonte que permite aos usuários contribuírem em projetos proprietários ou open source de qualquer lugar do mundo. O Hyperledger é de longe o líder, com 71% do total.

Ambos são também os que registram atividades mais consistentes nos últimos anos, segundo o estudo Enterprise Blockchain Protocols – Evolution Index 2020, da Chainstack.

O estudo considerou os principais protocolos open source de blockchain para empresas. Todos os tipos foram levados em conta e a base de dados vai de 2011 ao final de 2019. O estudo levanta informações sobre os seis protocolos de maior atividade – Hyperledger Besu, Fabric e Sawtooth, Quorum, Corda e Multichain.

Considerando-se os 6 protocolos estudados, o número de desenvolvedores que contribuiram com a maior parte do mercado de blockchain para empresas cresceu 12 vezes nos últimos 3 anos, “demonstrando um forte interesse comercial”, afirma o estudo.

“Assim como a tecnologia blockchain segue em frente, o mundo das blockchains empresariais emerge e cresce. Esses protocolos – baseados nos conceitos blockchain e de registro distribuído (DLT) – têm em seu centro a privacidade, a segurança e a prestação de contas”, completa o relatório.

Entre os dados apurados estão o de que havia 17.561 desenvolvedores únicos na comunidade do Fabric, enquanto na do Corda havia 5.678. Porém, os desenvolvedores do Corda fizeram duas vezes mais contribuições de código, 30.382 pushes, enquanto o número do Fabric foi de 12.439.

Quorum ficou praticamente estagnado até meados de 2018, quando teve um saldo de 100% até 2019 no número médio de contribuidores.

Compartilhe agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *