Consensys e Aptos, da moeda Diem, levantam R$ 3,5 bilhões

Aptos usará recurso para implementar projeto e Consensys para novas ações.

Duas iniciativas bem conhecidas do mercado de criptoativos, a Consensys e a Aptos, anunciaram aportes milionários. A Consensys, que desenvolve soluções em Ethereum, levantou U$ 450 milhões e com isso, seu valor é avaliado em U$ 7 bilhões. Já a Aptos, uma startup de profissionais que trabalham no projeto da cripto Diem (ex-Libra), levantou U$ 200 milhões. Em reais, esses valores somam cerca de R$ 3,5 bilhões.

Com o aporte que recebeu, a Consensys mais do que dobrou de valor. Nessa rodada série D, Em geral, as séries acabam na C, mas pode haver a D quando a empresa vê novas oportunidades de crescimento antes de ser vendida ou lançar ações em bolsa. Há ainda um outro motivo, que é quando o que levantou na série C não resolveu seus problemas e precisa de mais aporte.

“Estamos realmente em busca de uma agenda em torno da descentralização e como podemos pegar as partes centrais d que temos e começar, progressivamente, a descentralizar isso. Assim, não estarão apenas nas nossas mãos, mas numa combinação de nossas mãos, nossos parceiros e nossas usuários” disse o líder de estratégia da ConsenSys ao Coindesk, Simon Morris. Um dos ativos da empresa é a Metamask.

O anúncio acontece dias após um grupo 35 ex-funcionários que representam mais de 50% dos todos os acionistas da empresa abrirem um processo para uma auditoria da empresa, conforme legislação da Suíça. O pedido, feito no último dia 1, alega que em 14 de agosto de 2020, houve a transferência ilegal de propriedade intelectual e de subsidiárias que estava nas mãos dos acionistas, para uma nova empresa. Portanto, Joe Lubin, maior acionista da Consensys, seria o beneficiário da transação.

Consensys e Aptos estão em estágios diferentes

Desta vez, o aporte na Consensys veio também de quem não tinha ainda investido na empresa, como a Microsoft, a Temasek, empresa de investimentos de Singapura, e um fundo do Softbank.

 Já a Aptos captou recursos de um grupo liderado pela a16z Crypto, que investe no setor, além de outras empresas e anjos, como FTX Ventures, Paxos e Coinbase Ventures. “Precisaremos desses parceiros e desse capital para continuar a aumentar nosso time, já de mais de 25 pessoas”, disse Mo Shaikh, co-fundador da Aptos.

Shaikh anunciou também o lançamento da Devnet da Aptos. “A base de código já é open source. A rede está ativa. Os documentos estão no ar”. O co-fundador Avery Ching deu as principais características da rede.

Compartilhe agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *