Começa a venda de NFTs de Sônia Guajajara, indígena e ativista internacional

Imagem de um dos NFTs de Sonia Guajajara. Autor: Ibraim Nascimento/Mó Fita.

Começou nesta quinta-feira (25) a venda da coleção de tokens não-fungíveis (NFTs) inspirada na indígena e ativista Soninha Guajajara, considerada pela revista norte-americana Time como uma das 100 mais influentes do mundo. A coleção foi desenvolvida pela startup de impacto Mó Fita e a WeLight, plataforma de apoio financeiro a startups de impacto. O intuito principal da coleção é arrecadar recursos para fortalecer a causa indígena e a proteção do meio ambiente.

Sônia Guajajara tem se destacado pelo ativismo indígena e ambiental e já realizou diversas denúncias em organismos internacionais como  a Organização das Nações Unidas (ONU) e o Parlamento Europeu. A coletânea de ilustrações “Soninha Sincera”, feita pelo artista visual e também ativista Ibraim Nascimento, terá 11 unidades e é mais um exemplo do casamento entre blockchain e suas possibilidades de fomento de causas sociais. ​ ​

“Comunidades poluídas com o pensamento focado apenas em ganhar dinheiro com especulação mancham a reputação de uma tecnologia com o potencial de transformar o mundo, afastando muitas pessoas por conta de elitização, golpes e bolhas meramente especulativas”, afirma Gabriel Fischer. 

Nas artes há o desenho de Sônia Guajajara com frases de impacto relacionadas às causas que defende. A divisão da coletânea está composta por dez artes com 100 unidades cada, por meio de compra direta no valor unitário de 10 XTZ. Essa é a criptomoeda da Tezos e o valor hoje estava na faixa de R$ 8,43, portanto, cada unidade custa cerca de R$ 84. Além disso, uma arte única e exclusiva com apenas uma edição será leiloada no formato de Leilão Inglês, onde o maior lance no final do período determinado ganha. 

Ao adquirir uma ou mais obras da coleção, o valor da venda é distribuído automaticamente através de contratos inteligentes que direcionam a receita correspondente a cada parte envolvida no processo. As obras serão comercializadas no perfil Mó Fita no site Objkt.com, um marketplace de NFTs na blockchain da Tezos (XTZ). ​Isso significa que todas as compras ou lances realizados são feitos em XTZ ou oXTZ (wrapped XTZ). Assim, o interessado deve ter uma carteira digital com saldo disponível para comprar uma obra ou fazer um lance.

Compartilhe agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *