BNP Paribas contrata fintechs para integrar ativos digitais e tradicionais

Shubham Dhage

O BNP Paribas Securities Services escolheu as fintechs Fireblocks e Metaco para desenvolverem seu serviço de custódia de ativos digitais. Assim, o banco vai atuar desde a emissão à transferência e guarda de criptoativos. A instituição financeira fez questão de frisar que vai trabalhar com criptos reguladas. Dessa forma, o BNP está desenvolvendo uma plataforma multi-ativos e multi-provedora que, uma vez que o marco regulatório permitir, vai oferecer conexão dos ativos tradicionais e digitais, disse Wayne Hughes, líder da área de Digital Assets do BNP Paribas.

Um foco de interesse do banco é dar suporte aos clientes institucionais, que movimentam quantias maiores de valores na comparação com os outros. “Nosso objetivo é dar aos clientes uma visão única de todos os ativos para uma completa transparência, maior eficiência e gerenciamento de risco”, completou.

A Fireblocks vai prover a carteira digital online, ou hot wallet no jargão do ecossistem blockchain. Além disso, vai atuar na tokenização e na camad de infraestrutura de conectividade. O primeiro uso será nos testes que banco já está fazendo de liquidação e custódia de tokens de títulos financeiros.

Com a Metaco, o que o BNP quer é integrar sua infraestrutura à da plataforma de custódia de ativos bancários e de orquestração da fintech. Isso vai unificar a governança de diferentes sistemas “e permitir aos clientes institucionais a guarda, emissão e liquidação de títulos digitais junto com seus ativos tradicionais”, de acordo com o banco.

De acordo com o CEO e cofundador da Fireblocks, Michael Shaulov, o trabalho do BNB Paribas em criptoativos é uma colaboração que vai das fintechs aos bancos centrais.

Na semana passada, o Itaú também lançou sua unidade de ativos digitais, que vai de tokenização a custódia. Mas o banco trabalha com tecnologia proprietária.



Compartilhe agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *