Lift publica revista sobre tokenização em finanças; BC recebe artigos para conferência

Lift tem vários projetos de tokenização.

O Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas (Lift) lançou, em dezembro passado, uma edição especial de sua revista Lift Papers com o tema “A tokenização das finanças: dos criptoativos às moedas digitais de bancos centrais”. O assunto está diretamente ligado à plataforma Drex, do real digital.

O Lift é coordenado pelo Banco Central (BC) e a Federação Nacional dos Servidores do banco (Fenasbac). No total, a revista tem 18 artigos em 400 páginas e o editor-chefe é Fabio Araújo, coordenador do projeto do real digital no BC.

Os textos são principalmente de autores brasileiros, em especial de profissionais que estão trabalhando com tokenização de alguma forma. Mas há também autores estrangeiros, entre eles profissionais do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Lift tem projetos em tokenização

Os temas dos artigos incluem, por exemplo, a eficiência do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) com o real digital, privacidade e proteção de dados, interoperabilidade entre moedas digitais de bancos centrais, stablecoins e uma comparação entre Pix e o Lightning Network para pagamentos instantâneos.

O piloto do real digital está focando agora na questão da privacidade. A rede Hyperledger Besu é permissionada, ou seja, é preciso autorização para participar dela. No entanto, é pública, o que torna os dados abertos. Uma vez que pela rede deverão passar transações de todas as instituições financeiras do país, esse ponto é um enorme desafio.

A tokenização faz parte de diversos projetos dentro dos programas do Lift ao longo dos anos, em especial nos dois últimos. O link para a revista é https://revista.liftlab.com.br/lift.

BC recebe artigos para conferência anual

O BC abriu a chamada para submissão de artigos para sua Conferência Anual. O prazo para envio dos artigos vai até o próximo dia 20 de fevereiro. O evento onde os escolhidos serão apresentados acontecerá de 15 a 17 de maio de 2024.

Os artigos devem ser sobre os temas de debate da conferência, que são macroeconomia, sustentabilidade, estabilidade financeira, economia bancária, intermediação e inovação financeira, regulação macroprudencial, economia internacional e finanças.

O envio dos trabalhos deve ocorrer por meio da plataforma Conference Maker. Mais detalhes sobre o processo estão em https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/eventos/140. É possível também obter informações pelo e-mail bcbconference@bcb.gov.br.

Compartilhe agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *