Como investir em ativos tokenizados? Passo a passo

Homem investindo em tokens

A ação de investir em ativos tokenizados está se tornando cada vez mais notória no mercado do mundo inteiro, isso porque se trata de uma área que está ocupando um grande espaço no mercado e trazendo inúmeros benefícios aos usuários.

Vivemos em uma geração onde o investimento em ações do mercado cresce cada dia mais e as pessoas estão se esforçando para estudar sobre o assunto com o objetivo de aprimorarem seus investimentos e torná-los melhores.

Infelizmente vivemos em um país onde a educação ainda é uma lacuna enorme e que precisa ser melhorada, principalmente no que diz respeito ao ensino de ações básicas para a vida de qualquer pessoa no futuro, como a educação financeira.

Muitas crianças e adolescentes aprendem sobre o dinheiro só dentro de casa, e esse é um dos motivos que explicam o porquê de muitos crescerem sem o devido controle de gastos ou até mesmo sem saber o que fazer com o seu dinheiro quando começa a ganhá-lo.

Organizar as finanças da vida pessoal e da sua empresa de vans, por exemplo, é essencial para que se obtenha sucesso e para que você consiga realizar seus maiores sonhos com o devido preparo financeiro para tal.

Por outro lado, podemos contar com inúmeros conteúdos de profissionais na internet, dispostos a ensinar mais sobre o assunto e fazer com que as pessoas estejam mais conscientes sobre o que fazem com o seu dinheiro.

E é justamente dentro deste cenário que surgiram os investimentos, ações onde as pessoas deixam o seu dinheiro com a intenção de fazê-los render mais do que a poupança a longo prazo, trazendo mais lucro para a pessoa.

No mercado, existem diversos tipos de investimentos que vão desde os mais conservadores, ou seja, com menos riscos de perda, até mesmo os arrojados, para quem gosta de investir com aquele frio na barriga.

Alguns dos que mais recebem dinheiro em investimentos são:

  • Títulos de capitais;
  • Imóveis;
  • Tesouros;
  • Ações na bolsa;
  • Criptomoedas;
  • Ações em empresas.

É recomendado que você busque por um desconto de títulos factoring para obter uma vantagem em relação ao valor de seu investimento caso ele pareça muito alto ou arriscado para você, pois o desconto pode te ajudar a entrar nesse mercado com mais tranquilidade.

O fato é que o número de novos investidores disparou nos últimos anos e isso é sensacional, visto que os investimentos tendem a trazer mais resultados positivos e liberdade para quem resolveu apostar nessas ações.

Pensando nisso e em como o mundo está crescendo com as inovações da tecnologia, precisamos falar sobre os ativos tokenizados, uma ação de investimento que está roubando a cena no mercado, e hoje iremos conhecer a fundo o seu conceito.

Entenda o que são ativos tokenizados

Os ativos tokenizados são conhecidos por serem aqueles que englobam o investimento em ações 100% digitais, ou seja, produtos ou ações que eram físicas e se transformaram em digitais ou que foram criadas diretamente dentro desse universo.

Não é novidade para ninguém que a tecnologia está crescendo em uma velocidade surpreendente, trazendo inúmeras transformações tanto para uma empresa de terceirização recepção quanto para corretoras de investimento, por exemplo.

Os tokens funcionam como uma espécie de código digital, e através dele é possível movimentar valores pela internet, seja investindo em ações ou até mesmo comprando ou vendendo produtos/serviços.

Alguns dos principais exemplos dos ativos tokenizados são as obras de artes digitais, os dividendos de investimentos fixados, os cupons de desconto em lojas, as ações em empresas e até mesmo os direitos autorais que podem ser cobrados.

Eles se tornaram muito acessíveis para quem já possui contato com a internet e com corretoras por onde consegue controlar os seus investimentos, fazendo com que a carteira do investidor fosse ainda mais completa.

Assim como é possível encontrar uma boa transportadora de São Paulo para Piauí com facilidade na internet, encontrar maneiras diferentes de diversificar seus investimentos também se tornou mais simples do que se imaginava com a chegada dos tokens.

Sendo assim, podemos entender que eles se tratam de um avanço da tecnologia para que as pessoas tenham mais liberdade e acessibilidade para fazer seus investimentos de forma consciente e prática.

Passo a passo para investir em ativos tokenizados

Mesmo se tratando de uma grande inovação no mercado de investimentos, poucas são as pessoas que sabem o passo a passo que precisa ser feito para se investir com segurança e tranquilidade nos ativos tokenizados.

Por isso, selecionamos um passo a passo com tudo o que você precisa ter e saber para investir nesse tipo de ativo, fazendo com que seus investimentos sejam diversificados e, acima de tudo, seguros. Confira:

Abra sua conta em uma corretora

O primeiro passo é abrir a sua conta em uma corretora, que funciona como uma espécie de banco, mas focado apenas na ação de investimento, através dele é possível acompanhar o seu credito para empresas que escolhe investir e a rentabilidade de suas ações.

Existem diversas corretoras disponíveis no país, mas nem todas trabalham com os ativos tokenizados justamente por se tratar de uma ação moderna e que está conquistando o seu espaço aos poucos no Brasil.

Sendo assim, procure uma corretora que trabalhe com os investimentos em tokens e ainda seja de sua confiança, pois isso te trará mais resultados positivos e te deixará tranquilo quanto ao que está fazendo e onde está colocando o seu dinheiro.

Faça a reserva do seu token

Os tokens costumam ser estilos de investimento que precisam de uma reserva para que você garanta os seus e, no momento em que ele for liberado, você consiga investir com segurança no valor que já tinha reservado antes.

Pense que assim como fabricantes de lacres de segurança precisam que seus clientes enviem os pedidos com antecedência para que eles preparem todo o material e equipe para a produção, os tokens também precisam dessa base de dados e pedidos.

Da mesma maneira funciona com o investimento em ativos tokenizados, pois é preciso reservá-los junto a sua corretora para que ele já fique separado para você e ninguém mais consiga investir justamente naquele, pois já é seu.

Invista o valor que puder

Após reservar o seu token ou os seus tokens, pois pode muito bem ser mais de um, chega o momento de realmente investir, ou seja, colocar o seu dinheiro dentro dessas ações para que elas comecem a render.

Existem ativos dos mais variados valores, desde os que vão do valor mínimo de R$ 50,00 até mesmo os que chegam a R$ 10 mil, aqui é o momento de investir o que você pode no momento e, com o passar do tempo, pode investir mais.

Lembrando que você pode investir em ativos que oferecem desde um serviço de portaria de condominio até mesmo um produto digital, como e-books.

Mas atente-se ao valor mínimo de investimento com antecedência para não acabar abraçando um valor que não cabe em sua condição atual.

Acompanhe seus resultados

Por fim, mas longe de ser menos importante, é necessário acompanhar os resultados que seus investimentos estão gerando, quanto você está ganhando por dia, por mês e até mesmo por ano.

Para isso é importante que você saiba quanto a sua ação rende e dentro de qual período de tempo. Por exemplo, existem ativos que rendem 5% por mês e outros que rendem 7% do valor investido por ano.

Antes de investir de fato, você já possui esses dados e é importante sempre mantê-los por perto para que você acompanhe o quanto está ganhando e se está de acordo com o que foi prometido.

Algumas corretoras também costumam enviar relatórios mensais via e-mail ou SMS para que os usuários acompanhem a movimentação de seus investimentos.

E lembrando que os ativos tokenizados são tipos de investimentos que podem ser feitos tanto por pessoas físicas quanto por jurídicas, como uma rede de empresas de design grafico.

Seguindo esse simples passo a passo que passamos, você já consegue começar a investir nos ativos tokenizados e diversificar a sua carteira de investimentos, trazendo ainda mais benefícios e praticidade para o seu dia a dia.

Considerações finais

Quando se aprende a investir, e mais do que isso, investir nas ações que acompanham o seu perfil e objetivo de vida, a atitude se torna algo libertador para a vida de qualquer pessoa, mostrando a ela um universo repleto de oportunidades que podem mudar sua vida.

Em paralelo a isso, temos o privilégio de viver em um mundo onde a tecnologia avança a cada dia e traz inúmeras transformações para as mais diversas áreas, desde a saúde e educação até mesmo os investimentos.

Sendo assim, entendemos que os ativos tokenizados servem muito mais do que apenas para render mais dinheiro as pessoas, mas para provar como o mundo tem mudado e como o futuro estará repleto de inovações tecnológicas de fácil acesso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *