Cantarino Brasileiro conecta setores financeiro e educacional para ensino de qualidade

Reforçando a crença de que um país desenvolvido é fruto de um ensino de qualidade, a Cantarino Brasileiro, primeiro hub de conhecimento em tecnologia e inovação com foco em serviços financeiros do Brasil, deu início à segunda edição da Trilha Bancos & Educação. O objetivo é ressaltar o papel do ecossistema financeiro na evolução do ensino no país e fomentar parcerias em prol deste resultado. E uma das ações da trilha é um webinar gratuito nesta terça-feira (5), com especialistas do setor.

O webinar terá palestrantes como Cristiane Amaral, Gerente de Inclusão e Educação Financeira da Fundação Sicrefi, Evandro Mello, CEO da Multiplicando Sonhos, que ensina educação financeira para adolescente da rede pública de ensino, Gabriela Torquato, líder do Instituto XP, e André Dratovsky, CEO da Elleve, de crédito estudantil.

“Basta olhar com atenção para notar que esses mundos se conectam em muitas oportunidades. Desde formas mais diretas, como quando falamos sobre produtos como o crédito estudantil, até iniciativas sociais apoiadas por instituições financeiras”, afirma Marcos Cantarino, CEO da Cantarino Brasileiro, parceiro do Blocknews na Trilha Ativos Digitais.

Para ele, no entanto, antes de pensar em gerar oportunidades de negócio, é preciso refletir sobre a raiz da questão, ou seja, a qualidade e condições do ensino de base no país, e como o sistema financeiro poderia contribuir com a mudança desse cenário. “É essencial entender qual é a situação do ensino no Brasil, no viés público e privado, para que os atores do setor financeiro lancem um olhar para o tema e busquem maneiras de contribuir com a mudança efetiva.” 

Conteúdo inédito

A trilha Bancos & Educação é composta por três produtos com conteúdos exclusivos e gratuitos que, juntos, conduzirão a reflexões evolutivas acerca dos temas educação e economia, educação financeira, educação digital, ensino tech e filantropia. 

A primeira parada da trilha é o lançamento da revista digital e-CANTA.O material acaba de ser disponibilizado ao público e conta com infográficos que desenham o panorama da educação no Brasil. Avançando na reflexão, há uma entrevista com o economista Roberto Dumas, que fala sobre o estudo que, junto à Fundação GIDE, correlaciona o baixo desenvolvimento econômico do Brasil com a deficiência educacional de base no país. 

Além disso, a revista traz a primeira edição do “Mapeamento das Edtechs”, que contou com a curadoria do time especializado para selecionar startups que estão aproximando o mundo financeiro e educacional sob o viés de novos modelos de negócio, principalmente. 

“Essa foi uma tendência apontada no ano passado pelo consultor Bruno Diniz na primeira edição da trilha. Neste ano, decidimos mapear as iniciativas e comprovamos que é um mercado de oportunidade em crescimento, mas que ainda tem muitas oportunidades em formação”, afirma Cantarino. Ao todo, são mais de 60 edtechs e edfintechs selecionadas.  

A revista traz também reflexões de especialistas dos setores em questão como Tadeu Silva (ACrefi), Gabriela Torquato (Instituto XP), Raul Moreira (Instituto J&F), Cristieni Castilhos (MegaEdu), Evandro Mello (Multiplicando Sonhos), Karina Marchesin (Instituto Peck de Cidadania Digital) e Caio Noronha (Educbank). 

Novo canal de notícias 

Os temas trazidos pelos especialistas serão ampliados na websérie que começa hoje (1) no canal da Cantarino Brasileiro no Youtube e no webinar da próxima terça-feira. Durante o evento virtual, a Cantarino Brasileiro lançará ainda seu novo canal de notícias, primeiro voltado ao público B2C da empresa, o EduCANTA. 

“Após 20 anos no backstage do sistema financeiro, trabalhando para promover discussões que valorizem a inclusão do brasileiro em meio a transformação digital do setor, essa é a nossa devolutiva direta ao público. O objetivo é divulgar todas as iniciativas do ecossistema e oportunidades geradas aos estudantes, desde vagas de estágio a bolsas, assim como ações voltadas à educação financeira e digital”, finaliza Cantarino. 

Os detalhes sobre cada etapa da trilha podem ser acessados no site. Para se inscrever para o webinar, basta clicar aqui

Compartilhe agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *