A partir de fevereiro de 2021, o cantão suíço de Zug aceitará bitcoin e ether para pagamento de impostos. Zug é uma área com uma série de benefícios fiscais e onde está o Crypto Valley, uma área que promove o desenvolvimento de empresas de moedas criptografadas e de soluções blockchain.
O pagamento dos impostos será por QR code, pode ser feito por empresas e pessoas e apenas no valor integral e até 100 mil francos-suíços (cerca de R$ 583 mil). O piloto do projeto começa em algumas semanas.
Para isso, o cantão fez um acordo com o Bitcoin Suisse, que fará a conversão das moedas para francos suíços. Com isso, o administrador local não corre riscos ligados à volatilidade das moedas, segundo afirmou o diretor financeiro do cantão, Heinz Tännler,
O Bitcoin Suisse, criado em 2013, tem a licença para ser um intermediário financeiro e está aguardando a licença para banco da Suíça e de Liechtenstein. Hoje, entre os serviços que o banco realiza estão custódia, pagamentos em criptos, empréstimos colaterais, tokenização e corretagem.