XP fecha plataforma de criptomoedas pela segunda vez

A XP Investimentos anunciou, nesta quarta-feira (18), que vai fechar sua plataforma de criptoativos, a XTage. A empresa informou que as operações de compra de criptomoedas serão encerradas na próxima sexta-feira (20) e que os clientes terão até 15 de dezembro para vender seus ativos e sem taxa de corretagem. A empresa disse que a decisão veio depois de uma análise do mercado. Como antecipou o Blocknews, há um ano, cerca de metade da equipe de criptoativos da XP foi demitida. Portanto, tudo isso aconteceu em meio ao inverno cripto.

Mas, a XP disse que continuará oferecendo fundos com exposição a criptos, inclusive os fundos de índice negociados em bolsa (ETFs).

Assim, em cinco anos a XP esteve, de alguma forma envolvida na abertura de duas plataformas e fechamento de ambas. Isso porque em outubro de 2018, a XP Controle Participações e o private equity General Atlantic, abriram a XDEX. Por serem dois atores do setor financeiro tradicional, o mercado entendeu que esses sócios de peso seriam uma chancela dos bancos e investidores ao mundo das criptomoedas. Em abril de 2020, fechou o negócio, ainda com um volume e uma representatividade pequenos.

Em 15 de agosto de 2022, sabendo que seu concorrente BTG Pactual anunciaria sua plataforma de criptoativos Mynt naquele dia às 15h, anunciou a sua no mesmo dia pela manhã. Desta vez, foi a XP Investimentos que criou a XTage. A meta que anunciou era a de fechar 2022 com 200 mil clientes. Agora, negocia apenas bitcoin, ether, Polygon, Chainlink, Solana, Cardano e Litecoin. Além disso, não permite transferir as criptos para carteiras fora da plataforma.

O percentual de corretagem de criptomoedas é baixa, segundo analistas de mercado. Se não ainda por cima não houver um movimento alto de compra e venda, a operação sofre mais ainda.

De acordo com a XP, quem não vender seus ativos até 15 de dezembro, a empresa fará a operação. O saque será em real e em até dois dias úteis. Dependendo do valor de compra das criptos, os clientes podem ter prejuízo ou lucro “forçado”, caso não tivessem intenção de negociar as moedas digitais.

Para fazer o saque, o cliente deve clicar no botão “Minha Conta” e, em seguida, na opção “Encerrar Conta”. Na página seguinte, deve preencher um formulário com as informações da conta e confirmar o encerramento.

Compartilhe agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *