Volkswagen cria plataforma de NFTs de modelos da marca

NFT: Imagem de token que a VW tem em sua nova plataforma de engajamento com fãs da marca e de carros. Foto: VW.

A Volkswagen lançou o Digital Garage VW, plataforma de tokens não-fungíveis (NFTs) da montadora. De acordo com a empresa, haverá conteúdos exclusivos com séries especiais de carros da montadoras, pacotes de colecionáveis de modelos icônicos, clássicos e conceito. A ideia e o colecionador ter sua garagem digital. Assim, a VW se junta a outras empresas do setor, como Maserati. Lamborghini e Porsche nesse segmento. Nesses casos, o objetivo dos NFTs é mais associado a marketing, ao criar experiências e engajamento dos fãs de carros e da marca.

A Digital Garage permite armazenar, trocar e vender os NFTs. No começo haverá duas coleções com mais de 60 cards. Mas há a previsão de associar itens físicos e experiências aos NFTs na próximas coleções.

Uma das coleções disponíveis agora é a GT Collection, com 23 modelos GT Series. A outra é a Pen&Paper, com 45 sketches de modelos famosos. Os cards têm três níveis de raridade. Um deles é o hero, com cerca de 80% das imagens disponíveis. Em seguida vem o premium, com cerca de 15% dos colecionáveis, o o grupo legend, que representa menos de 5% do total.

O desenvolvimento dos NFTs é do VW Design Studio. Os tokens estarão disponíveis em pacotes com três opções aleatórias. Mas, haverá também a a opção de pacote especial com cinco cards. Isso aumenta as chances de aquisição de itens mais raros. 

“Quando optamos por criar uma plataforma exclusiva da Volkswagen e não utilizar as que já estão disponíveis no mercado, pensamos na democratização da tecnologia. Isso porque a grande maioria desses marketplaces trabalham exclusivamente com criptomoedas. Na Digital Garage VW será possível pagar de várias maneiras, como cartão de crédito, Pix, além de criptomoeda”, afirma Fábio Rabelo, responsável por digitalização e novos modelos de negócio da Volkswagen América Latina.

“É uma nova experiência para os fãs da marca interagirem utilizando a tecnologia dos NFTs e tudo o que ela proporciona. E vem muito mais por aí”, de acordo com Ciro Possobom, COO da Volkswagen Brasil e vice-presidente de Finanças e TI para Brasil e América do Sul.

OnePercent criou a plataforma e é responsável pelo processo de “mintagem” dos tokens. Segundo Fausto Vanin, cofundador da startup, Digital Garage é sustentável de NFTs e compensa a pegada de carbono gerada na mintagem de cada token. A mintagem dos NFTs da Digital Garage VW é na rede Polygon, que usa proof of stake (PoS). Esse método precisa de menos energia do que o proof of work da rede bitcoin.

Compartilhe agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *