A Visa anunciou hoje (29) que realizou, neste mês, as primeiras operações de liquidação de pagamentos com a stablecoin USD Coin (USDC). A empresa espera lançar o serviço com outros parceiros ainda em 2021.
É a primeira empresa do setor a fazer esse tipo de operação, ou seja, aceitar uma criptomoeda, fazer a conversão para moedas fiduciárias (fiat) e enviar aos bancos para pagamentos aos comerciantes.
Há algum tempo a Visa anunciou que estava trabalhando com a USDC. A moeda é do consórcio Centre, da fintech Circle, da maior corretora de criptos dos Estados Unidos (EUA), a Coinbase, e da mineradora Bitmain. A Circle é, inclusive, uma das aceleradas da empresa de pagamentos.
Para fazer esse serviço, a Visa tem um acordo com o Anchorage, banco de criptoativos dos Estados Unidos (EUA). Esse serviço com a Anchorage será lançado no Brasil, com a disponibilização de APIs para os bancos daqui. A informação foi antecipada ao Blocknews pela Visa no Brasil.
De acordo com comunicado da Visa, a escolha pela USDC se deveu à demanda pela moeda, que tem cerca de US$ 10 bilhões em circulação. Além disso, contaram sua estabilidade, já que é lastreada em dólar, e segurança.
Segundo a empresa, no futuro, sua infraestrutura poderá também trabalhar com as moedas digitais de bancos centrais (CBDCs). As moedas ainda estão em estudo pela maior parte dos países. As Bahamas já lançaram e a Mastercard até já lançou cartão para uso da chamada Sand Dollar.
2 comentários em “Visa faz operações com criptomoeda USDC e expandirá serviço”
Podia falar tudo isso vai acontecer no Ethereum, né?
Exato, será usada a rede Ethereum 🙂