SmartPay iniciará teste de carteira digital Truther com usuários e terá stablecoin pareada em real

A SmartPay vai selecionar 300 pessoas para começaram os testes de sua nova carteira digital Truther. A solução já vem com o Swapx, solução que permite a conversão entre reais e a stablecoin lastreada em dólar da Tether (USDt) para transferências e pagamentos do dia a dia com Pix, inclusive em lojas no exterior. Além disso, a aplicativo terá bitcoin, na Lightning Network, uma ponte para Bitcoin OnChain e uma moeda estável pareada no real para ficar na carteira.

Sobre a stablecoin em real, Rocelo afirmou ao Blocknews que para cada real que o usuário quiser colocar na carteira, cria-se a criptomoeda. “Vai ser uma emissão sob demanda”, de acordo com Rocelo Lopes, fundador e CEO da SmartPay. A chave privada da Truther fica sob controle do usuário. Quando acontece a conversão para outra cripto ou envio para fora da carteira, será queimada, ou seja, sai de circulação. Isso significa que diferente de outras stablecoins, não haverá emissão de um lote inicial, com lastro em real.

O objetivo da Swapx é atrair usuários como os desbancarizados, estrangeiros que visitam o país, quem viaja para o exterior e usuários de cripto que querem fazer pagamentos no dia-a-dia com moedas digitais. Lopes diz que o fato de os aplicativos atuais não suportarem o SWAPX também levou à criação da Truther. “Nenhum dos aplicativos do mercado estavam 100% compatíveis com os requisitos do campo de mensagem e leitor de QR Code, necessárias para a utilização do SWAPX”, explica.

Carteira Truther: 2GO Bank e Alchemy são parceiros

Segundo o fundador da SmartPay, as transações hoje levam 8 segundos. Mas nos testes com a rede Lightning, chegam a três segundos. “Com o real digital, esperamos que seja atômica”, completou. A carteira está na rede Polygon, camada 2 da Ethereum. No entanto, uma diferença da Truther é não precisar usar a moeda nativa Matic da Polygon para pagamento das transações. O usuário pode pagar em USDt.

Entre os parceiros do projeto está o 2GO Bank, que desenvolve soluções para instituições financeiras tradicionais e de cripto. É uma parceria que envolve inovação e escala global, disse Rodrigo Borges, diretor de Negócios da fintech. Um dos outros parceiros é a Alchemy, provedora de infraestrutura.

A previsão é lançar a Truther no próximo mês de outubro, na segunda edição do fórum anual Plan ₿, em Lugano (Suíça). A carteira também vai permitir saques em reais com Pix Saque em casas lotéricas e estabelecimentos que ofereçam esse serviço e, “em breve”, saque nos caixas eletrônicos do Banco24Horas. 

Compartilhe agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress