Mercado de Criptomoedas por TradingView

Projeto Libra agora é Diem e associação diz que foco é preparar lançamento da moeda

iCoLab realiza pesquisa, eventos e projetos. Pixabay.

A então Associação Libra é agora Associação Diem. Diem é o novo nome para tudo que era chamado Libra, inclusive a moeda que o consórcio liderado pelo Facebook pretende lançar em 2021.

A palavra latina significa dia e representa um novo dia, diz a associação. Mas, o objetivo é mesmo o de descolar o nome do projeto da confusão causada no seu lançamento, no ano passado.

Nos últimos meses, a associação se esforçou para montar um time de executivos, boa parte vindos de grandes bancos, com experiência em compliance, regulação e risco. Agora, o foco é deixar tudo pronto do ponto de vista tecnológico e operacional para o lançamento, diz a Diem.

Lançamento em janeiro?

Reportagem no Financial Times, na última sexta-feira, afirmou que a expectativa é de lançamento da Diem em janeiro, com a aprovação do órgão regulador suíço, a FINMA, e que operará apenas com autorização para a moeda e o sistema de pagamentos.

Sem consultar os reguladores, Mark Zuckerberg e seus parceiros anunciaram que iriam criar uma moeda e um sistema de pagamentos transfronteiriços. Reguladores de diversos países deixaram claro que como havia sido pensado, a ideia não seria autorizada. E assim, o projeto mudou em fatores como a abertura da plataforma a indexação de cada moeda Diem a uma moeda fiat.

Segundo comunicado da associação, “a associação tem focado em assegurar que o projeto atenda às expectativas regulatórias”. Será uma plataforma simples para inovação financeira que permitirá transações instantâneas, a baixo custo e altamente seguras, disso o CEO da Diem, Stuart Levey. Segundo ele, o compromisso, é proteger a integridade do sistema financeiro e detectar e evitar crimes.

Mais sobre o projeto Diem:

Libra contrata CFO para rede de licenciados do sistema de pagamentos; executiva vem do HSBC

Libra contrata diretor-geral e Blockchain Capital se torna novo membro

Compartilhe agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.