PayPal lança stablecoin para conectar cripto e moeda fiat

PYUSD é emitida pela Paxos. Imagem: Paxos.

A PayPal anunciou o lançamento de uma stablecoin. A PayPal USD (PYUSD) tem paridade com o dólar e a emissão é pela Paxos. De acordo com a empresa, 100% lastreada em depósitos em dólares, títulos do tesouro dos Estados Unidos (EUA) de curto prazo e equivalentes em dinheiro. Além disso, será a única stablecoin que oferecerá aos clientes, conectando cripto a moeda fiduciária.

Assim, junto com a JPM Coin, a PayPal USD faz parte de um grupo reduzidíssimo de stablecoins lançadas por instituições financeiras. A JPM Coin, no entanto, é basicamente um token que os clientes institucionais e corporativos do J.P Morgan Chase usam para fazerem transações internacionais, reduz o tempo de liquidação e melhorar o gerenciamento da liquidez.

Com a PayPal USD, a empresa de pagamentos poderá inserir o uso de sua própria moeda nas transações que realiza, conectando seus serviços com criptomoedas e permitindo estabilidade dos valores transacionados para os usuários. A PayPal há tempos tem inserido serviços relacionados a criptos. O uso de uma moeda com lastro estava em seus planos também há bastante tempo, já que participou do lançamento do projeto da Libra, com o Facebook. Mas, a cripto não saiu do papel e depois de problemas com regulatórios, abandonou o projeto logo no início.

De acordo com a PayPal, desde esta segunda-feira (7) e ao longo das próximas semanas, os clientes elegíveis da PayPal dos EUA que comprarem PayPal USD poderão transferir a stablecoin entre a PayPal e carteiras externas compatíveis. A stablecoin é um token ERC-20 emitido na Ethereum. Além disso, poderão enviar pagamentos P2P e financiar compras com a cripto. E ainda fazer a conversão entre as criptos que a empresa oferece e a PYUSD.

“A transição para as moedas digitais requer um instrumento estável que seja nativo digital e facilmente conectado à moeda fiduciária como o dólar americano”, disse Dan Schulman, presidente e CEO da PayPal. A cripto estará desde o início na Venmo, carteira digital da empresa.

A partir de setembro de 2023, a Paxos publicará um relatório mensal público de reservas do PayPal USD que descreve os instrumentos que compõem as reservas. A Paxos empresa também publicará uma auditoria de terceiros sobre os ativos de reserva do PayPal USD. A auditoria estará de acordo com o American Institute of Certified Public Accountants (AICPA).

Além de ter stablecoins da sua própria marca – a Paxos Dollar (USDP) e a Gold (PAXG) -, a Paxos oferece serviço de emissão a custódia para terceiros. Foi a emissora da BUSD, stablecoin da Binance que reguladores dos EUA disseram ser um valor mobiliário. Assim, levaram ao fim da emissão da cripto. A empresa tem licença do New York State Department of Financial Services (NYDFS), o mesmo que mandou parar a emissão da BUSD, em linha com uma investida também da Comissão de Valores Mobiliários (SEC) do país.

Compartilhe agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *