O JP Morgan está oferecendo investimentos em criptomoedas para seus clientes do varejo. Os investimentos serão por meio de fundos da Grayscale e Osprey Fund que operam com bitcoin, bitcoin cash, ether e ethereum classic. A informação é da Business Insider, que cita um relatório do banco. Assim, o JP é o primeiro dos grandes bancos dos Estados Unidos a oferecer moedas criptografadas ao varejo.
De acordo com a Business Insider, os ativos digitais ficarão com as gestoras. Essa oferta pode agradar os investidores, que devem ter pressionado o banco, como aconteceu com outros.
No entanto, criptomoedas nunca foram a paixão do diretor-executivo do banco, Jamie Dimon. Pelo contrário, Mas, o JP Morgan Chase é um dos bancos que mais apostam em blockchain no mundo. E tem sua moeda estável (stablecoin), a JPM Coin, que tem relação 1 por 1 com o dólar.
Além disso, o JP já realizou diversos investimentos em startups que usam a tecnologia. Assim como criou uma plataforma própria a Quorum, que vendeu para a Consensys, e uma rede de transferência de informações de movimentação de recursos entre instituições financeiras, a Liink.
De acordo com a Business Insider, as criptomoedas não ficarão com os clientes do JP Morgan, mas com as gestoras.
No Brasil, dos grandes bancos, Itaú está oferencendo fundos de índices (ETF) e parece bastante animado com esses produtos, dados as publicidades e eventos onlines que têm feito sobre o assunto. O BB também já ofereceu ETFs.