Mercado de Criptomoedas por TradingView

Jornalistas ameaçados por denúncia de grupo pró-Bolsonaro de fake news e que cita uso de bitcoin

Grupo cita uso de bitcoin para espalhar fake news.

O jornalista Lucas Neiva, autor da reportagem “Fórum Anônimo Organiza Tática para Produção de Fake News Pró-Bolsonaro” publicado no site Congresso em Foco no último dia 4, e a editora Vanessa Lippelt, registraram boletim de ocorrência na 9ª Delegacia de Polícia de Brasília após sofrerem ameaças relacionadas à cobertura. A matéria também cita a menção ao uso de bitcoin pelo grupo.

De acordo com levantamento da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), pelo menos 230 profissionais e veículos de comunicação sofreram um ataque em 2021, 22% a mais do que em 2020. Os ataques incluem ameaças de vida, agressões, ofensas e intimidações.

A reportagem começa dizendo que “junto à foto do ministro da propaganda nazista Joseph Goebbels, um usuário anuncia que pagará com recursos próprios, em criptomoeda, a criação de conteúdo eleitoral em favor de Jair Bolsonaro que viralizar na internet. O anúncio vem acompanhado de instruções para fazer com que o conteúdo viralize, bem como do endereço de uma carteira de bitcoin para quem quiser doar para a campanha de fake news e uma orientação clara: o criador não precisa acreditar no que diz”. O anúncio está no site 1500chan, de conversas com participantes que falam de forma anônima.

A reportagem mostra o que o grupo combinava tanto para criar conteúdo pró-Bolsonaro, quanto contra o petista Luiz Inácio Lula da Silva. Há ainda menções de possíveis ataques contra jornalistas e militantes da esquerda e a criação de um site para atacar figuras como o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

Autoridades em diversos países, inclusive no Brasil, estão buscando formas de barrar o uso de criptomoedas em atividades ilícitas. Ontem (7), o Departamento de Justiça dos Estados Unidos lançou um documento sobre o assunto. No Brasil, a Polícia Federal e Ministério Público também tem ações nesse sentido.

Compartilhe agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.