Mercado de Criptomoedas por TradingView

Japonês Mitsui terá criptoativo lastreado em ouro

Token de ouro quer acompanhar preço do metal.

O conglomerado japonês Mitsui planeja emitir um criptoativo lastreado em ouro físico, que vai vender para consumidores do varejo que poderão usá-lo inclusive para pagar conta de celular. De acordo com o site de notícias Nikkei, o lançamento do ZipangCoin (ZPG) vai ser ainda neste mês.

O Mitsui criou uma exchange com parceiros, onde acontecerá a venda primeiro. Depois, a venda será em outras exchanges. O Mitsui opera em negócios como finanças, cervejaria, navegação e petróleo. Vai comprar o ouro pela Bolsa de Metais de Londres e depois, tokenizá-lo. O valor do token é de um grama e com garantia pelo Sumitomo Mitsui Banking.

Essa é pelo menos a segunda iniciativa do grupo japonês em criptoativos. Em novembro passado, sua subsidiária com foco em gestão de ativos, a MBAM, lançou um token com lastro num galpão, ou seja, imobiliário.

A criação de criptoativo de ouro já aconteceu em outros mercados, como o projeto da InfiniGold com a Perth Mint, do governo da Austrália. No Brasil, está à venda, por exemplo, a PAX Gold no Mercado Bitcoin. Nesse caso, é uma criptomoeda com lastro em ouro.

Há sempre uma comparação entre bitcoin e ouro como reserva de valor e há quem diga que o metal perderá espaço para a criptomoeda. O que é algo importante, porque ouro costuma ser reserva de valor contra inflação e considerado um porto seguro.

Compartilhe agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.