Mercado de Criptomoedas por TradingView

IX BITCONF traz diferentes vozes do ecossistema cripto para evento em São Paulo

O público interessado em blockchain e criptomoedas terá muito espaço de discussão nos próximos dias em São Paulo, que sediará a IX BITCONF, Conferência Brasileira sobre Bitcoin, Blockchain e Criptomoedas nos dias 20, 21 e 22 de maio. Já os mais focados em meios de pagamento e segurança podem acompanhar a quarta edição do Payment View nesta quarta (18).

Através de palestras, debates, workshops e mini-cursos, a BITCONF tratará de temas essenciais ao ecossistema cripto, entre eles privacidade, direitos civis nas redes, internet das coisas, Blockchain, software livre, NFTs e regulamentação de criptoativos. A novidade desta edição será a participação de representantes do governo no evento.

Para o organizador da BITCONF, Para Wladimir Crippa, “é preciso criar espaços de aproximação entre a comunidade cripto e os representantes de governos em todas as esferas. A tecnologia que o Bitcoin traz e as tecnologias derivadas dele podem contribuir de maneiras inestimáveis para promover sociedades mais democráticas, transparentes e participativas”.

Regulação de cripto

As experiências de El Salvador, que tem usado bitcoin como moeda legal no país, serão trazidas pela deputada Dania Gonzalez, que participa de debate sobre regulação com o deputado federal Áureo Ribeiro, autor de um dos projetos de Lei que tramita na Câmara depois de ter sido aprovado no Senado.

Empresas estrangeiras que começam a focar nos clientes brasileiros também participam da conferência. Representantes de exchanges como Bitfinex, CoinEx, BitGet, Bitso, Biconomy, Huobi, Bybit e Billance, bem como a Hidromining de mineração, estarão presentes.

Entre os palestrantes estrangeiros estão confirmados Juan Pablo D’Antiochia, Vice-presidente sênior para a América Latina da Worldpay from FIS; Simona Fontana, CMO da Billance; Robert Duncan Littlejohn Jr, Market Leader da Atani no Brasil; Marc Lussy, Head of Projects do Banque CIC Suisse; Dmitriy Scheludko, CEO da Biconomy; John “Maddog” Hall, Board Chair no Linux Professional Institute; Paolo Ardoino, CTO da Bitfinex.

Já entre os mais de 70 palestrantes brasileiros estarão o CEO da Smartpay, Rocelo Lopes; o CEO da Bitso, Thales Freitas; o CEO da Bitcoin to You, André Horta; Eduardo Salvatore, fundador da Coins; João Canhada, CEO da Foxbit; além de advogados especialistas em questões relacionadas a criptoativos, e referências no campo do software livre, desenvolvedores, ativistas e youtubers.

A jornalista especializada em economia digital e fundadora do Blocknews, Claudia Mancini, será a mediadora de debate sobre o mercado de criptoativos no dia 20, às 18h30. O painel terá a participação de João Canhada (CEO da Foxbit), André Horta (CEO da Bitcoin to You), Juan Pablo D’Antiochia (Vice-presidente sênior da Worldpay from FIS para a América Latina) e Rubens Neistein (CM da CoinPayments).

Workshops e mini-cursos

Além dos debates, a conferência contará com workshops, mini-cursos, festas e com a organização do “Satoshi Startup Village”, um espaço para a apresentação de 13 novas startups e projetos relacionados ao mundo cripto.

Entre os mini-cursos está programado um sobre a utilização da placa Labrador, um projeto brasileiro desenvolvido por professores da Escola Politécnica da USP e que conta com o apoio de Jon “Maddog” Hall, Diretor Executivo do Linux Institute e um dos grandes “evangelizadores” do software livre. A Labrador foi, inclusive, utilizada na construção de respiradores durante a pandemia da COVID-19, com um custo muitas vezes menor do que outras opções à venda no mercado.

Também será realizado um workshop sobre programação de smart contracts, em uma parceria entre a BITCONF e a GoBlockchain. A ideia é que o aluno crie seu seu primeiro contrato inteligente.

O escritório Malgueiro Campos Advocacia realiza o workshop intitulado “roadmap para adequação à regulamentação de criptoativos”, ministrado por Emília Campos e Letícia Lima. Todos os workshops e mini-curso serão realizados no Hotel Blue Tree Premium Paulista e a conferência será no Centro de Eventos Hakka, na Liberdade, em São Paulo. Inscrições pelo site www.bitconf.com.br.

Payment View

A revolução exponencial nos novos meios de pagamentos levou a Idea D a organizar a quarta edição do Payment View, evento presencial e online com a participação de especialistas do segmento que ocorre nesta quarta-feira (18) para discutir temas como segurança, tecnologia e novas tendências.

Alguns dados corroboram para o necessário aprofundamento das conversas em torno de pagamentos. De acordo com o Governo Federal, em fevereiro deste ano foram transferidos R$ 1,1 bilhão utilizando PIX. As transações em criptomoedas também seguem aumentando: foram US$ 15,8 trilhões transacionados globalmente em 2021, conforme pesquisa divulgada pelo Crypto Crime Report.

Os pagamentos por aproximação também tiveram crescimento exponencial. A Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) divulgou recentemente que a cada quatro transações presenciais feitas com cartões de crédito, uma já é feita por aproximação.

A diretora da Idea D, Regina Crespo, diz que o evento permitirá que os participantes tenham uma visão abrangente sobre os diversos aspectos das mudanças que estão acontecendo e suas oportunidades.

“O Bacen e os executivos de grandes empresas trarão contribuições enriquecedoras na forma de conteúdo, oferecendo diferentes pontos de vista para um setor que está passando por profundas transformações”, observa Regina Crespo.

Segurança nas transações, novas soluções e atores, digitalização do varejo, pix e open finance estão entre os temas a serem abordados nos diferentes painéis. O evento será amanhã, entre 8h30 e 13h30. Informações e inscrições em https://paymentview.com.br/

Compartilhe agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.