Claudia Mancini
é jornalista e cientista política, especializada em negócios, blockchain e economia digital

S&P aumenta sua lista de índice de criptomoedas

JP Morgan muda de postura em relação a criptomoedas como bitcoin.

A S&P Dow Jones Indices (S&P DJI), maior provedora de índices do mundo, lançou mais um índice de criptomoedas. O S&P Cryptocurrency Broad Digital Market (BDM) Index tem mais de 240 criptomoedas já no lançamento. É, portanto, um sinal do aumento desse mercado, indicou a empresa.

Um dos pontos fracos do mercado de criptomoedas para investidores é a falta de índices confiáveis. Analisar uma moeda digital é muito diferente de analisar o mercado de câmbio de moeda fiat ou o de ações. Assim, a expectativa de investidores, inclusive das instituições financeiras que querem oferecer produtos do segmento, é de que se resolva essa brecha o quanto antes.

Assim, a empresa aumenta sua lista de índices voltados a ativos digitais que entrou no mercado recentemente, o S&P Digital Market Indices. Já estavam no mercado o índice de bitcoin, de ethereum e o que cobre as duas criptomoedas.

Além do BMD, entram na lista quatro conjuntos. Um deles é o S&P Cryptocurrency LargeCap Index, um subconjunto do BDM e que mede o desempenho dos componentes do BDM com maior capitalização de mercado. Um outro é S&P Cryptocurrency BDM Ex-MegaCap Index, que exclui bitcoin e etherem que já estão no S&P Crytocurrency MegaCap Index.

Índice de criptomoedas é fatiado para dar diferentes visões

De acordo com o comunicado da empresa, o S&P Cryptocurrency BDM Ex-LargeCap Index é outro subconjunto, que exclui o que está no S&P Cryptocurrency LargeCap Index. E há, ainda, o S&P Cryptocurrency LargeCap Ex-MegaCap Index, que mede o os componentes do S&P Cryptocurrency LargeCap Index, menos os do S&P Cryptocurrency MegaCap Index, aquele que olha o desempenho de bitcoin e ethereum.

Para fazer os índices, a S&P usa preços que a Lukka, empresa de dados de criptomoedas, levanta. “Há mais de um século nossos índices oferecem informações sobre o desempenho do mercado. Agora, com o S&P Cryptocurrency Broad Digital Market Index, estamos dando respostas a investidores de criptomoedas”, disse Peter Roffman, Diretor global de inovação e estratégia da S&P Dow Jones Indices

Com os novos índices, a empresa fornece dados em diferentes recortes sobre os preços das criptomoedas, completou o executivo. E anda no mesmo passo que a Nasdaq, por exemplo, que vindo do mercado tradicional, entrou no segmento de índices de moedas digitais. A Hashdex usa dois índices da Nasdaq em ETFs.

0 Comentários

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>