Claudia Mancini
é jornalista e cientista política, especializada em negócios, blockchain e economia digital

Hashdex lança primeiro ETF do mundo; fundo é baseado em índice de criptos criado com Nasdaq

ETF de criptomoedas: Hashdex tem autorização para lançar no país.

A Hashdex lançou o primeiro Exchange Traded Fund (ETF) de moedas criptografadas do mundo. O Hashdex Nasdaq Crypto Index ETF estará disponível na Bolsa de Valores de Bermudas (BSX). E vai seguir um índice desenvolvido pela empresa, que gere fundos de criptos, e pela bolsa norte-americana Nasdaq.

Os ETFs são fundos à venda em bolsas de valores. Além disso, seus lastros são ativos que formam índices. O que eles buscam é dar ao investidor uma certa segurança de que sua rentabilidade será razoavelmente similar ao do índice que está seguindo.

Pode ser, por exemplo, de um índice de empresas sustentáveis ou das maiores empresas de tecnologia. Ou seja, não são mais ou menos seguros do que comprar aquele ativo numa bolsa.

No caso do fundo da Hashdex, como é regulado, pode ser mais seguro do que investimentos não regulados em criptos. A entrada no ETF se dá por meio de três outros fundos da empresa com exposições distintas ao índice.

Empresa usa Nasdaq Crypto Index

Portanto, o ETF vai seguir, neste caso, o Nasdaq Crypto Index (NCI). Segundo a Hashdex, o índice vai ser rebalanceado a cada três meses. Isso porque, como todo ETF, precisa representar as condições do mercado.

A CF Benchmarks, agente de cálculo da Nasdaq, vai manter o índice. Segundo Stephen Koshansky, bolsas e provedores de custódias examinarão os ativos do fundo.

Bermudas tem uma legislação mais aberta a criptoativos. Em 2018, criou uma legislação para regular criptomoedas, ativos digitais e ofertas iniciais de moedas (ICO). A regulação tenta garantir liquidez, transparência, garantia aos investidores e barreiras à lavagem de dinheiro.

A Bolsa já havia anunciado a aprovação da listagem do fundo em setembro passado. De acordo com Marcelo Sampaio, CEO da Hashdex, o ETF consolida a presença da empresa no mercado externo.

0 Comentários

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>