Goldman Sachs aceita bitcoin como garantia de empréstimo

Goldman Sachs faz nova operação com cripto.

O Goldman Sachs (GS), um dos maiores bancos de investimentos do mundo, fez seu primeiro empréstimo tendo bitcoin como garantia. A informação é da agência de notícias Bloomberg . O GS está a cada dia mais próximo do mundo dos criptoativos.

Há um mês, o Goldman Sachs anunciou que fez sua primeira transação de criptomoeda no mercado de balcão (OTC, over the counter), ou seja, fora de uma bolsa. Foi com a Galaxy Digital. Assim, fez a primeira operação do tipo por um um grande banco dos Estados Unidos (EUA). Além disso, em 2021 reabriu sua mesa de operações de criptomoedas. Isso tudo depois de se mostrar desiludido com as criptomoedas, a partir de 2017. Chegou a dizer que não eram uma classe de ativos. Mas antes de 2017, era bem positivo sobre as criptos.

Ao site Coindesk, o Goldman Sachs disse que emprestou moeda fiduciária e aceitou bitcoin do tomador do empréstimo como garantia. “A parte interessante para nós foi a estrutura e o gerenciamento de risco 24×7.365”, disse a porta-voz do banco.

BlackRock lança ETF ligado a criptomoedas

Nesta semana outra instituição que começou a rodar um novo projeto em cripto foi a BlackRock, maior gestora de recursos do mundo. A empresa lançou um fundo de índice negociado em bolsa que vai comprar ações de empresas ligadas a mineração e negociação de criptomoedas. Além disso, vai comprar ações de empresas ligadas a blockchain.

A Coinbase (11,14%) e as mineradora Marathon Digital Holdings (11,04%) e Riot Blockchain (10,41) respondem por cerca de um terço desses ativos. O fundo também tem, por exemplo, ações da PayPal (4,15% do fundo) e da exchange Robinhood (0,30%). O fundo tenta seguir os resultados do NYSE FactSet Global Blockchain Technologies Index, que tem empresas dos Estados Unidos (EUA) e de fora do país. Aliás, a BlackRock informou que pode investir em outros mercados fora do norte-americano.

Compartilhe agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *