Claudia Mancini
é jornalista e cientista política, especializada em negócios, blockchain e economia digital

Diem muda de ideia de novo: Diem dólar existirá só até chegar a CBDC dos EUA

Diem dólar é uma ponte até chegar a moeda digital dos EUA, diz economista-chefe. Imagem: Pete Linforth, Pixabay.

Era, mas é não é mais. De novo. Christian Catalini, economista-chefe da Associação Diem (antes Libra) disse que a moeda estável (stablecoin) Diem lastreada em dólar vai ser apenas temporária. Assim que houver uma moeda digital do banco central (CBDC) dos Estados Unidos (EUA), é isso o que o projeto adotará.

Catalini também disse nesta quarta-feira (26) que a ideia inicial de moeda digital da Libra era “ingênua”. O economista deu a entrevista num evento que é parte do Consensus 2021, evento do site de notícias CoinDesk.

Depois de ouvir críticas e receber pressão de órgãos reguladores, o projeto de uma stablecoin atrelada a uma cesta de moedas foi repensada. Assim, se transformou num projeto de diferentes moedas, cada uma com lastro em uma moeda fiduciária (fiat).

Além disso, uma CBDC facilita a operação e reduz custos embutidos em ter uma moeda lastreada em fiat, já que é necessário ter reserva.

Diem dólar deve entrar em teste ainda neste ano

Há algumas semanas, a Diem anunciou que neste ano começaria a testar a Diem com lastro em dólar. Agora, diz que é uma opção temporária. Isso, disse Catalini, se deve ao que a associação aprendeu e a Diem será um sucesso no longo prazo.

Na primeira fase do projeto, a Diem dizia que poderia interligar sua rede de pagamentos – que é o que está a também gestando – com a dos emissores de CBDCs. Em entrevista ao Blocknews, o então diretor, Dante Disparte, disse que a Libra seria para o varejo. Portanto, a CBDC facilitaria a vida da então Libra no acesso a moedas no atacado, afirmou. Mas, ainda assim haveria a moeda da associação.

Agora, Catalini diz que o que a Diem está realmente sugerindo “é mais uma parceria público-privada. Vemos isso quase como um exercício temporário, no qual emissores como a  Silvergate emitiria o Diem dollar.”

Depois, isso mudaria com a emissão da CBDC dos EUA. “Somos os únicos emissores de uma moeda estável, até onde eu sei, que se comprometeu publicamente a acabar com seu próprio token e substitui-lo por CBDC”, comentou.

0 Comentários

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>