Começa a venda de token do Coritiba, time de futebol do Paraná

Natanael é um dos jovens talentos do Coritiba, que lançou token. Foto: Coritiba.

A Liqi, plataforma de tokenização de ativos, e o Coritiba Foot Ball Club do Paraná começaram hoje (26) a venda do Coritiba Token – Piás do Couto. O criptoativo está atrelado ao Mecanismo de Solidariedade, ou seja, às receitas de transferências de jogadores que o clube formou. O objetivo é gerar uma nova receita.  

Serão 33,7 mil tokens ao valor inicial de R$ 17,50, portanto, com 30% de desconto para os primeiros investidores sobre o valor cheio de R$ 25. Embora os objetivos dos clubes que lançam tokens é ter uma receita extra, de quebra criam um engajamento dos torcedores com a promessa de retorno.

Isso porque o mecanismo de solidariedade da Federação Internacional de Futebol (Fifa) estabelece que até 5% sobre cada transferência do jogador ao longo de sua carreira, deve retornar ao clube que o formou entre os 12 e 23 anos. Como é um token que só paga nas transferências, têm algum risco embutido.

No caso do Coritiba, 200 jogadores passaram por avaliação de expectativa de receita futura por meio do mecanismo. Dentre eles estão, por exemplo, Luiz Gabriel Fonseca (Biel), Bernardo Lemes, Eduardo Aquino Cossa (Pepê), Yan Couto, Matheus Cunha e Igor Jesus.

Coritiba analisou 200 jogadores para lastrearem token

O clube diz ter cerca de 1,5 milhão de torcedores. Atualmente, disputa a Série B do Campeonato Brasileiro em 2021. Mas, foi o primeiro Campeão Brasileiro do estado, em 1985.

“Estamos vivendo uma nova fase. São grandes clubes permitindo que alternativas, muitas delas, por meio de tecnologia, possam contribuir para o crescimento e aproximação dos torcedores com os times”, diz Daniel Coquieri, CEO e fundador da startup.

“Carregamos o título de maior vencedor estadual e o mais tradicional clube da capital paranaense. Além disso, somos conhecidos por revelar atletas das categorias de base para o time principal e outras grandes equipes”, afirma Juarez Moraes, presidente do Coritiba.

A negociação do token do Santos, que também usa o mecanismo de solidariedade da Federação Internacional de Futebol (Fifa), entrou em venda ontem (26). Já o lançamento do fan token do São Paulo será na próxima segunda-feira (3). Outros times com tokens incluem, por exemplo, Corinthians e Cruzeiro.

Compartilhe agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *