Buterin, da Ethereum: de criança superdotada à lista de influenciadores da Time

Vitalik Buterin criou rede que chegou ao valor de US$ 400 bilhões.

O mundo do blockchain entrou com tudo na edição deste ano da lista das “100 Pessoas Mais Influentes do Mundo”, realizada pela revista norte-americana Time. A inclusão nesse grupo do criador da Ethereum, Vitalik Buterin, reconhece não apenas o que aconteceu neste ano, mas o histórico do rapaz que desde pequeno sua escola identificou como superdotado. Além de a escolha admitir que seu impacto no futuro deverá ser grande.

No final de 2013, aos 19 anos, o programador russo que vive no Canadá propôs a rede num white-paper. Portanto, depois do white paper assinado com o nome de Satoshi Nakamoto, que deu as bases da blockchain e do bitcoin, Vitalik Buterin é o maior revolucionário desse ecossistema. Sua criação deverá ter um impacto no mundo que hoje ainda não se consegue imaginar completamente.

Buterin está na categoria de Inovadores da lista da Time. A Ethereum nasceu de sua percepção de que a rede bitcoin tinha falhas e uma delas é a de que deveria ir além das transações com a criptomoeda. Deveria, por exemplo, atender transações de empresas.

Ainda não se conhece todo impacto global da criação de Vitalik Buterin

De acordo com o criador do fundo de venture capital Seven Seven Six e co-fundador e ex-presidente da rede de mídias sociais Reddit, Alexis Ohanian, “o que faz Vitalik tão especial é que é um construtor de construtor. Ninguém poderia aparecer com todos os usos de Ethereum. Mas foi necessária a ideia de uma pessoa para isso começar. A partir daí, um novo mundo se abriu e criou espaço para novas formas de uso da tecnologia blockchain”.

O executivo lembra que a rede Ethereum atingiu um market cap de U$ 400 bilhões. Hoje, seus usos incluem finanças descentralizadas (DeFi) e os tokens não-fungíveis (NFTs), por exemplo. A visão geral sobre o primeiro é de que é um forte concorrente do sistema financeiro tradicional, que poderá adotá-lo. Até o Banco Central do Brasil olha para DeFi como inspiração para o real digital.

Já os NFTs têm tantos usos que é praticamente impossível fazer uma lista completa deles. No entanto, certamente as empresas, por exemplo, já encontraram neles uma ferramenta de marketing.

Compartilhe agora

1 comentário em “Buterin, da Ethereum: de criança superdotada à lista de influenciadores da Time”

  1. Pingback: Ethereum’s Buterin: From Gifted Child to Time’s List of Influencers | Blocknews | EmergingCrypto.io

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *