Claudia Mancini
é jornalista e cientista política, especializada em negócios, blockchain e economia digital

Binance começa a vender tokens de ações e as da Tesla são as primeiras

Moedas de bancos centrais podem reduzir custos de transações, esperam países.

A Binance lançou, nesta segunda-feira (12), a comercialização de tokens de ações. Cada token equivale a uma ação, que está armazenada num fundo (depositary portfolio) de derivativos como contratos futuros e fundos de índices (ETFs). As ações da Tesla serão as primeiras a serem negociadas.

Porém, a empresa afirma que ao longo do tempo, vai incluir outras ações. O projeto é feito em cooperação com a empresa germano-suíça de investimentos digitais CM-Equity AG. Além dela, participa a plataforma de tokenização Digital Assets AG.

As negociações dos tokens vão seguir os horários das bolsas tradicionais. No entanto, não estão disponíveis para residentes na China, Turquia e em outros locais em que a legislação não permite a negociação. A empresa afirma que vai utilizar práticas de Know-Your-Client (KYC) e compliance para identifica a origem dos investidores.

A negociação da Tesla terá um tamanho mínimo de um centésimo do token da ação. Os preços dos tokens serão na stablecoin da Binance, o BUSD, de acordo com a empresa. Isso significa que cada BUSD é atrelada a um dólar e emitido pela Paxos Trust Co.

Quem já negocia tokens de ações em plataformas como a da Binance diz que um dos benefícios é a facilidade de transferir criptos para ações e vice-versa. Há ainda a vantagem de se poder comprar frações de uma ação, o que fica mais barato para bolsos menos cheios.

Já há outras plataformas no mundo que fazem isso e provavelmente novas virão.

Assim, as empresas que transformam ações em tokens podem se expor a novos investidores que entendem de criptomoedas, mas não costumam investir em ações. E ainda aos tradicionais, que vão querer comprar frações de ações e se export a criptos ao mesmo tempo.

A Binance diz que teve um aumento de 346% em número de usuários e de 260% no total de operações no primeiro trimestre de 2021. Com a negociação de tokens de ações e o aumento do valor das criptomoedas, a empresa acredita que continuará em crescimento.

0 Comentários

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>