Claudia Mancini
é jornalista e cientista política, especializada em negócios, blockchain e economia digital

EUA autorizam mais um banco de ativos digitais; Protego atenderá clientes institucionais

EUA autorizam Protego a custodiar e negociar ativos digitais em todo o país.

O Escritório do Controlador da Moeda dos Estados Unidos (OCC, na sigla em inglês) emitiu mais uma autorização para um banco de ativos digitais de âmbito federal. Desta vez, a autorização provisória é para o Protego Trust Bank N.A., que trabalhará apenas com clientes institucionais.

No inicio do ano, o OCC concedeu a primeira autorização da história dos EUA para operação nacional de um banco de ativos digitais. Nesse caso, foi para a Anchorage, plataforma de custódia de ativos digitais apoiada pela Visa. O OCC tem demonstrado abertura para o universo de moedas digitais.

O Protego afirma que já tem compromissos de clientes para custodiar mais de U$1,5 bilhão de ativos (AUC). Portanto, para a instituição isso é sinal da demanda do mercado institucional por um banco com seu modelo, ou seja, federal e regulado. Isso porque espera-se dele maior atenção a regras de compliance, ou seja, menor risco.

Banco digital com trading

Com a autorização, o Protego pode operar além do estado de Washington, onde já tinha autorização para atuar. Dessa forma, poderá ofertar em todo o território americano custódia de ativos digital, uma plataforma de negociações, empréstimos entre os clientes e emissão de novos ativos digitais.

“Desenhamos nossa tecnologia de negociação por pessoas que trabalharam com grandes instituições financeiras e que entendem dos requisitos desses negócios complexos e regulados, disse o COO do Protego, Doug Mehne,

De acordo com o CSO do banco, Jonathan Silverman, a vantagem é que as instituições poderão deixar seus ativos num banco federal regulado. Além disso, poderão comercializar seus ativos na plataforma do Protego.

Com isso, terão a certeza de que estarão negociando com instituições totalmente analisadas, identificadas e que seguem regras de compliance, completou.

O OCC já emitiu outras autorizações que incentivam a expansão do mercado de ativos digitais nos EUA. Dentre elas a de que os bancos tradicionais podem usar moedas estáveis (stablecoins) e ser nós em redes blockchain.

0 Comentários

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>