Bahia segue tendência e lança fan token oficial para torcedores

Naturalmente engajados na torcida pelos times do coração, os apaixonados por futebol estão entrando na onda dos fan tokens, que se convertem em novas formas de monetização para os clubes. O Bahia acaba de anunciar parceria com a Socios.com e se junta a outros clubes nacionais que já oferecem fan tokens oficiais a seus torcedores.

A Socios.com, plataforma de engajamento e recompensa do mundo esportivo, é desenvolvida pela Chiliz, fornecedora global de blockchain para a indústria de esportes e entretenimento. O time baiano é o oitavo brasileiro a lançar fan token através da plataforma.

Ainda não há detalhes sobre o que o fan token $BAHIA vai possibilitar aos torcedores. Em geral são oferecidas experiências exclusivas, seja com a oportunidade de se envolver em decisões internas como design de produtos, músicas, mensagens inspiradoras, entre outras enquetes e disputas.

“Ficamos muito felizes de ter a Socios.com como parceira, comprovando a força inclusive internacional do clube. Tem uma frase que nossa torcida gosta de brincar nas redes sociais que é ‘o Bahia é o mundo’. Pioneirismo e inovação são marcas do clube”, disse Guilherme Bellintani, presidente do Bahia.

Segundo dados da Socios.com, mais de 1,5 milhão de pessoas em 167 países já interagem com a plataforma, que é responsável por tokens de times como Barcelona, Paris Saint-Germain, Juventus, Milan, Manchester City, Atlético de Madrid, entre outros.

O CEO da Socios.com, Alexandre Dreyfus, celebrou a oitava parceria firmada com clubes brasileiros. “Há uma extraordinária paixão por futebol no Brasil e os clubes entenderam que seus fãs merecem toda e qualquer oportunidade de serem reconhecidos como tal. Já estamos trabalhando em criar benefícios incríveis para os torcedores do Bahia.”

A Socios.com conta com o Chiliz (CHZ), moeda digital para esportes e entretenimento que alimenta a plataforma. O CHZ está disponível na plataforma do Mercado Bitcoin.

Outras Iniciativas

A Socios.com também foi a responsável pelo fan token $VERDAO, lançado pelo Palmeiras em dezembro do ano passado. Além disso, a plataforma já fez acordos com São Paulo, Corinthians, Atlético Mineiro, Flamengo e Inter.

Já o Santos optou pela Binance para fechar acordo de patrocínio e lançamento do SANTOS Fan Token. O time foi o primeiro brasileiro a ter o fan token lançado através de uma Exchange descentralizada (DEX), a Pancake Swap, principal DEX da Binance Smart Chain (BSC).

No caso do Vasco, uma parceria com o Mercado Bitcoin no final de 2020 foi responsável pela primeira tokenização do mundo de direitos de mecanismo de solidariedade de jogadores de futebol. Esse mecanismo de solidariedade é uma regra da Fifa e prevê que a cada transferência de um jogador, 5% do valor negociado vá para o clube que contribuiu para formar o atleta. O valor é proporcional ao tempo que o jogador ficou no time.

Compartilhe agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *