Claudia Mancini
é jornalista e cientista política, especializada em negócios, blockchain e economia digital

Mastercard lança cartão que aceita moeda digital do banco central das Bahamas, o sand dollar

Mastercard lança cartão pré-pago para CBDC das Bahamas. Foto: Alina Kuptsova.

A Mastercard lançou um cartão pré-pago que aceita transações com a moeda digital do banco central das Bahamas. O país lançou o sand dollar em outubro passado, com foco no uso no varejo, ou seja, dos consumidores.

O cartão internacional é emitido com a Island Pay, fintech de pagamentos e parceira da Mastercard. De acordo com as empresas, os consumidores decidem se vão usar o dólar das Bahamas ou o sand dollar no cartão pré-pago da Mastercard.

O governo das Bahamas diz que a moeda digital reduz custos de transferência de papel moeda, por exemplo. Isso porque o arquipélago tem mais de 700 ilhas e mais de 13 mil quilômetros quadrados de água.

O sand dollar foi a primeira versão digital de uma moeda fiduciária no mundo. A paridade é de 1×1. Segundo o governo, além de reduzir custos de transporte de dinheiro, facilitar seus pagamentos e gerar inclusão financeira.

A previsão é de que, no futuro, os turistas também poderão usar o sand dollar. A moeda ganhou esse nome por meio de um concurso.

“Vamos continuar encorajando as fintechs a desenvolver soluções conectadas à infraestrutura do sand dollar”, disse o presidente do BC, John Rolle.

Mastercard investe em CBDCs

A Mastercard, assim como sua concorrente Visa, está fazendo uma série de incursões no mundo das moedas digitais. Uma delas é a oferta de uma plataforma para os bancos centrais testarem suas moedas digitais.

Os testes permitem observar a emissão, distribuição e a troca de CBDCs entre bancos, instituições financeiras e consumidores.

A empresa diz que assumiu a estratégia de oferecer aos clientes todos os tipos possíveis de pagamentos. Por isso, está estudando o que pode fazer com blockchain.

A Mastercard tem uma das maiores listas de patentes de blockchian do setor. São 89 no mundo, além de 285 aguardando resposta.

1 Comentários

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>